COI inaugura Casa Olímpica e comemora 125 anos

Data:

Inauguração da nova sede do COI é parte das comemorações do dia olímpico, instituído em homenagem a fundação da entidade

Hoje, 23 de junho de 2019, o Comitê Olímpico Internacional (COI) abriu as portas da nova sede da entidade, construída em seu local anterior, na cidade suíça de Lausanne. O evento marca as comemorações dos 125 anos de fundação do órgão que reviveu os Jogos Olímpicos.

O presidente do COI, Thomas Bach, campeão olímpico de esgrima em 1976, inaugurou o novo prédio em frente a várias centenas de convidados.

- Advertisement -

“Neste mesmo dia, há 125 anos, em 23 de junho de 1894, na Universidade de Sorbonne, em Paris, Pierre de Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional e reviveu as Olimpíadas. Ele via isso como uma forma de promover a paz entre as nações e pessoas “, disse Bach.

O Presidente do Comitê Olímpico continuou: “Aos meus queridos amigos e colegas, os membros do COI; aos 206 Comitês Olímpicos Nacionais; e às Federações Desportivas Internacionais; para todos vocês, à família olímpica reunida aqui hoje eu digo: bem-vindo ao lar”.

A cerimônia foi aberta pela soprano americana Barbara Hendricks, que cantou uma versão de “Imagine”, de John Lennon.

A Casa Olímpica (Olympic House, em inglês) custou cerca de 145 milhões de francos suíços, cerca de 489 milhões de reais, e abrigará mais de 500 funcionários do COI.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Jacques Rogge, ex-presidente do COI, morre aos 79 anos

Ele presidiu a instituição entre 2001 e 2013 e era seu presidente honorário

‘Citius, Altius, Fortius…’: Thomas Bach propõe mudança no lema olímpico

O lema olímpico foi aprovado no primeiro congresso do COI, em 1894, e nunca foi alterado

COI: modelo esportivo está ameaçado por “abordagem voltada para lucro”

Bach fez referência velada à criação da Superliga em congresso da Uefa

Thomas Bach será reeleito presidente do COI em sessão virtual em março

O COI anunciou que a próxima sessão da entidade, marcada para os dias 10 a 12 de março, será realizada virtualmente