‘Citius, Altius, Fortius…’: Thomas Bach propõe mudança no lema olímpico

Data:

Lausanne, Suíça – O lema olímpico, aprovado no primeiro congresso do COI, em 1894, pode sofrer alteração em três meses. O presidente da da entidade, Thomas Bach, propôs que fosse acrescentada a palavra “juntos” no texto.

“Sugeri que fosse adicionada a palavra “juntos” ao lema olímpico: Mais rápido, mais alto, mais forte“, disse após a reunião do comitê executivo nesta quarta-feira (21).

- Advertisement -

“Agora vamos solicitar que os membros do COI enviem comentários sobre a proposta. Dependendo do que disserem, vamos sugerir uma mudança na Carta Olímpica na próxima sessão do COI, marcada para ocorrer em Tóquio durante a Olimpíada”.

Lema olímpico

O Lema Olímpico Citius, Altius, Fortius, que em latim significa “mais rápido, mais alto, mais forte”, foi criado pelo padre Henri Didon e amigo do Barão Pierre de Coubertin quando o COI foi criado, em 1894. O lema foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924, em Paris.

O lema foi também o nome de um jornal sobre história olímpica entre 1992 e 1997, quando este foi renomeado para Jornal da História Olímpica.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Jacques Rogge, ex-presidente do COI, morre aos 79 anos

Ele presidiu a instituição entre 2001 e 2013 e era seu presidente honorário

COI: modelo esportivo está ameaçado por “abordagem voltada para lucro”

Bach fez referência velada à criação da Superliga em congresso da Uefa

Thomas Bach será reeleito presidente do COI em sessão virtual em março

O COI anunciou que a próxima sessão da entidade, marcada para os dias 10 a 12 de março, será realizada virtualmente

COI inaugura Casa Olímpica e comemora 125 anos

Inauguração da nova sede do COI é parte das...