Lausanne, Suíça – O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que a próxima sessão da entidade, marcada para os dias 10 a 12 de março, será realizada virtualmente.
A reunião mais importante do COI estava programada para ocorrer em Atenas, na Grécia, mas precisou ser adaptada por causa das restrições impostas pelo país europeu em resposta ao agravamento da Covid-19.
Entre as deliberações do encontro, a mais esperada é a reeleição de Thomas Bach, que dirige o COI há oito anos.
Campeão olímpico de esgrima em 1976, o alemão de 66 anos tornou-se membro do COI aos 37 e serviu em vários cargos de alto escalão, incluindo um total de 11 anos como vice-presidente, antes de sua elevação ao cargo principal.
Diferentemente do pleito de 2013, quando derrotou cinco adversários na votação em Buenos Aires, esse ano ele não tem concorrentes.
A gestão de Bach têm sido cheia de grandes desafios e controvérsias, como o escândalo de doping na Rússia e o adiamento em um ano das Olimpíadas de Tóquio, por exemplo.
O advogado alemão, nono presidente do COI, terminará sua gestão em 2025, cujo último mandato começa após o encerramento das Olimpíadas de Tóquio 2020, em 8 de agosto.