Eleição acontece uma semana após a saída de Gafur Rakhimov, investigado nos EUA por envolvimento com tráfico de heroína e crime fiscal
Mohamed Moustahsane foi eleito o novo presidente da Associação Internacional de Boxe (AIBA) por 23 votos a zero e duas abstenções. Moustahsane substituirá Gafur Rakhimov, que deixou o cargo em 22 de março após pressão do Comitê Olímpico Internacional (COI).
A eleição de um novo dirigente é importante para a entidade retomar as negociações com o COI sobre a realização do boxe na Olimpíada de Tóquio 2020.
Recentemente, o russo Umar Kremlev fez uma oferta para pagar a dívida de US$ 16 milhões (aproximadamente R$ 63 milhões) da AIBA, caso o COI mantenha o boxe na Olimpíada do ano que vem: “Eu estou pronto para pagar todas as dívidas da Associação, desde que nosso esporte favorito permaneça no programa olímpico”, escreveu Kremlev em um comunicado. O russo é membro do comitê executivo da AIBA.
O Comitê Olímpico lançou uma investigação sobre as finanças e a governança da AIBA, que está em crise há anos, e congelou o planejamento para o torneio olímpico. O anúncio final deve ser feito em 22 de maio.