Ex-presidente da Aiba, Wu Ching-kuo deixa o COI

Data:

Lausanne, Suíça – O ex-presidente da Associação Internacional de Boxe (Aiba), Wu Ching-kuo, entregou nesta terça-feira (17) sua carta de renúncia ao Comitê Olímpico Internacional (COI). Segundo comunicado emitido pela entidade, Ching-kuo deixou o cargo por motivações médicas.

Wu Ching-kuo esteve à frente da Aiba entre 2006 e 2017, quando foi obrigado a deixar o cargo após denúncias de corrupção e má-governança. Membro do COI desde 1988, Wu foi eleito membro executivo em 2012, durante a Olimpíada de Londres.

- Advertisement -

“Ele contribui há mais de 30 anos para o Movimento Olímpico. Em sua capacidade profissional como arquiteto, ele iniciou a construção de vários museus olímpicos. Ele também foi presidente da Comissão de Cultura e Patrimônio Olímpico do COI por muitos anos”, diz o comunicado.

“O COI gostaria de agradecer ao Sr. Wu por todos os serviços prestados ao esporte olímpico e ao Movimento Olímpico ao longo de tantos anos e deseja a ele tudo de bom para sua saúde e vida privada e profissional”, continua o texto.

Wu é o mais novo dirigente esportivo envolvido em algum caso de corrupção a deixar o COI. Na semana passada, o presidente da Federação Internacional de Halterofilismo (IWF), Tamás Aján, também renunciou ao cargo de membro honorário. Aján é acusado de manipulação de amostras de doping, corrupção e lavagem de dinheiro.

 

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

CBBoxe divulga convocação de atletas para o Pan-Americano de Santiago; confira a lista!

Nesta sexta-feira (8), a Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe),...

Beatriz Ferreira perde para irlandesa e fica com a prata em Tóquio 2020

Bia venceu o primeiro round, mas foi derrotada por Kellie Harrington nos dois seguintes por decisão unânime dos juízes

Hebert Conceição vai à semi e garante mais uma medalha para o boxe brasileiro

O próximo adversário do brasileiro será o vencedor do combate entre o haitiano Darrelle Valsaint e Gleb Bakshi, que é do Comitê Russo

Morre boxeador jordaniano que foi nocauteado durante Mundial júnior da AIBA

Rashed Al-Swaisat tinha 19 anos e sofreu sérios danos cerebrais após luta como estoniano Anton Winogradov