Federação Russa de Atletismo vai pedir à World Athletics que adie pagamento de multa

Data:

Moscou, Rússia – A Federação Russa de Atletismo (RusAF) pretende solicitar à World Athletics (Federação Internacional de Atletismo) que adie por tempo indeterminado o pagamento de metade da multa de U$10 milhões (cerca de R$ 53 milhões), informou a assessoria de imprensa da entidade nesta quarta-feira (01).

A multa é referente à decisão do Conselho Mundial de Atletismo que, em março de 2020, penalizou a federação por suposta tentativa, da gestão anterior, em falsificar documentos do saltador Danil Lysenko.

- Advertisement -

O prazo para o pagamento da multa é até dia 1° de julho de 2020. De acordo com o presidente da RusAF, Yevgeny Yurchenko, diversos apelos foram enviados à World Athletics e até agora a federação não obteve resposta.

“É por isso que hoje estamos dirigindo nosso apelo não apenas ao chefe do atletismo mundial, Sebastian Coe, mas também ao Conselho Mundial de Atletismo, em nossa carta aberta em nome de todos os membros do conselho da RusAF”.

A WA informou que, caso o pagamento não fosse efetuado, todos os atletas do país seriam impedidos de competir em eventos oficiais da modalidade. A afirmação gerou preocupação e revolta entre os russos.

Yelena Isinbayeva, bicampeã olímpica do salto com vara, escreveu uma carta ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e à Coe dizendo que a suspensão seria uma “violação grave do princípio esportivo e dos direitos dos atletas limpos”.

A Rússia segue suspensa de torneios oficiais de atletismo.

- Advertisement -
Ronaldo Palheta
Ronaldo Palheta
Jornalista formado pela UFPA com experiência em assessoria de comunicação e que está se aventurando no universo esportivo.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Atletismo: paranaense Renan Gallina vence Sul-Americano e bate record de Paulo André; veja

Um novo nome do atletismo brasileiro ganhou destaque nesta...

Paulo André volta às pista e faz o segundo melhor tempo do ranking brasileiro

O velocista e ex-BBB Paulo André Camilo voltou as...

Usain Bolt é vítima de fraude na Jamaica e perde milhões: ‘Onde está a verdade?’

O jamaicano, lenda do atletismo mundial, Usain Bolt foi...

Ex-cartola do atletismo, Lamine Diack morre aos 88 anos

A notícia foi revelada pela imprensa local e depois confirmada pela família de Lamine Diack. A causa da morte não foi revelada.