Advogado de Lula vai defender Lamine Diack em caso de corrupção na Rio 2016

Data:

O ex-presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf), o senegalês Lamine Diack, acusado de operar um esquema de compra e venda de votos para trazer à Olimpíada ao Rio de Janeiro, constituiu como seu advogado Cristiano Zanin Martins, responsável pela defesa do ex-presidente Lula na Lava-Jato.

Lamine, que presidiu o órgão máximo do atletismo entre 1999 e 2015, é um dos investigados na ação que corre na 7ª Vara Federal Criminal, do juiz Marcelo Bretas, que apura os casos de corrupção nos Jogos Olímpicos do Rio.

- Advertisement -

Na última terça-feira (8), o advogado solicitou a íntegra do processo e de ouros relacionados ao senegalês para apresentar sua defesa. Até ontem, Lamine não havia se manifestado na ação.

O caso

Em julho, o ex-governador do Rio de Janeiro, Sério Cabral, admitiu pela primeira vez que o Rio de Janeiro foi eleito com compra de votos.

Em depoimento ao juíz Marcelo Bretas, responsável pelas investigações da Lava Jato no estado do Rio de Janeiro, Cabral admitiu a compra de votos e afirmou ainda que atuou diretamente nas negociações.

Ainda segundo o ex-governador, nove dos 95 delegados votantes foram comprados por US$ 2 milhões. Os pagamentos foram feitos em 2008 ao então presidente da Iaaf, Lamine Diack, responsável por repassar o dinheiro aos membros comprados.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Atletismo: paranaense Renan Gallina vence Sul-Americano e bate record de Paulo André; veja

Um novo nome do atletismo brasileiro ganhou destaque nesta...

Paulo André volta às pista e faz o segundo melhor tempo do ranking brasileiro

O velocista e ex-BBB Paulo André Camilo voltou as...

Usain Bolt é vítima de fraude na Jamaica e perde milhões: ‘Onde está a verdade?’

O jamaicano, lenda do atletismo mundial, Usain Bolt foi...

Ex-cartola do atletismo, Lamine Diack morre aos 88 anos

A notícia foi revelada pela imprensa local e depois confirmada pela família de Lamine Diack. A causa da morte não foi revelada.