Atleta que foi expulsa da Olimpíada por seu país recebe asilo da Polônia

Data:

Varsóvia, Polônia – O governo da Polônia ofereceu asilo humanitário para a atleta Krystsina Tsimanouskaya nesta segunda-feira (2) em meio a uma crise diplomática nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A corredora é natural da Bielorrússia e precisou apelar para a polícia no aeroporto de Tóquio para não ser repatriada à força no domingo (1º).

A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Marcin Przydacz, mas ainda não há um posicionamento oficial de Tsimanouskaya. Conforme fontes ouvidas pela mídia japonesa, a atleta passou a noite na sede da Embaixada polonesa em Tóquio.

- Advertisement -

O caso de Tsimanouskaya ganhou repercussão mundial ontem mas havia começado um dia antes. A atleta foi para as Olimpíadas para disputar a prova dos 200 metros rasos, mas no sábado (31) foi incluída na prova do revezamento de 4x400m.

A corredora, então, usou suas redes sociais para criticar a mudança de planos e dizer que não havia sido consultada para entrar no revezamento. Disse que não tinha problemas em correr a nova prova, mas reclamou sobre a forma como a mudança foi feita.

Na manhã do domingo, Tsimanouskaya foi retirada à força da Vila Olímpica pela comissão técnica e levada para o aeroporto para voltar para Belarus ainda no domingo. Para o Comitê Olímpico da Bielorrússia, ela não tinha “condições emocionais e psicológicas” de continuar na competição.

No entanto, ao chegar no aeroporto, ela gravou um vídeo contando a situação e recorreu à polícia do local para não embarcar. O avião seguiu para Minsk sem Tsimanouskaya. Desde então, a crise envolveu o Comitê Olímpico Internacional (COI), além da organização local.

Na coletiva de imprensa dessa segunda-feira, pouco antes da notícia divulgada pela Polônia, o porta-voz do COI, Mark Adams, informou que tanto o órgão como os organizadores dos Jogos “tiveram conversas na noite de ontem” com a atleta e que “ela estava em segurança”.

Diferentemente da mídia japonesa, Adams informou que ela passou a noite em um hotel do aeroporto. O representante do COI ainda ressaltou que a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) está também cuidando do caso.

Crise na Bielorrússia e temor de Tsimanouskaya

O temor de Tsimanouskaya em retornar ao seu país ocorre porque, desde as últimas eleições presidenciais ocorridas no país em julho do ano passado, o governo aumentou a repressão contra quem critica o presidente Aleksandr Lukashenko – prendendo inclusive diversos atletas que se manifestaram. O Comitê Olímpico do país tem como presidente Viktor Lukashenko, filho do presidente, em pleito não reconhecido oficialmente pelo COI.

O mandatário é considerado o “último ditador da Europa” porque está no poder desde 1994 e, na última disputa, as denúncias de fraude se multiplicaram. Lukashenko disse que venceu com mais de 80% dos votos, mas os protestos contra os resultados foram diários por meses.

O país vive sob inúmeras sanções de governos ocidentais, incluindo a União Europeia, Estados Unidos e Reino Unido, mas conta com o apoio irrestrito do presidente da Rússia, Vladimir Putin. .

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres