Líder da oposição japonesa diz que é impossível realizar a Olimpíada com segurança

Data:

Tóquio, Japão – O líder do principal partido de oposição do Japão disse nesta segunda-feira (10) que não tem como realizar a Olimpíada de Tóquio com segurança neste ano e questionou o primeiro-ministro do país, Yoshihide Suga, sobre as garantias das medidas contra a covid-19 que estarão em vigor.

“Infelizmente, temos que admitir que é impossível proteger a vida, a saúde e os meios de subsistência do povo japonês durante as Olimpíadas e Paraolimpíadas”, disse Yukio Edano, chefe do Partido Democrático Constitucional do Japão, em uma sessão parlamentar.

- Advertisement -

As infecções aumentaram no Japão nas últimas semanas, levando o governo a estender o estado de emergência que cobre Tóquio e outras prefeituras até o final de maio.

Com início previsto para 23 de julho, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos levarão dezenas de milhares de atletas e equipe técnica ao Japão, mas serão realizados sem espectadores estrangeiros.

“Seria inaceitável se seguir em frente com os jogos levasse a medidas insuficientes que permitissem que novas variantes do coronavírus fossem trazidas do exterior”, disse Edano.

Ele disse em uma transmissão online no domingo que permitir a entrada de atletas e equipe técnica pareceria uma “exibição” de variantes altamente contagiosas descobertas na Grã-Bretanha, África do Sul e Índia, acrescentando que eles não deveriam estar isentos de um período de quarentena ao entrar no Japão.

Suga disse na sessão parlamentar de hoje que os visitantes olímpicos seriam obrigados a seguir as diretrizes estritas da covid-19, incluindo testes diários e distanciamento social.

“É minha responsabilidade implementar tais medidas para salvaguardar a vida e a saúde do povo japonês e fazer tudo o que puder para termos Jogos seguros”, disse ele.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foram adiados em um ano por causa da pandemia de covid-19. Se não forem novamente adiados, ou cancelados, o megaevento deve ocorrer entre 23 de julho e 8 de agosto.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres