Cancelar a Olimpíada ‘ainda é uma opção’, afirma político japonês

Data:

Tóquio, Japão – Em entrevista à emissora local TBS, o secretário-geral do Partido Liberal Democrático do Japão – atualmente no poder -, Toshihiro Nikai, afirmou que o cancelamento dos Jogos Olímpicos continua sendo uma opção. De acordo com o político, se as taxas de transmissão por covid-19 continuarem subindo no país e no mundo, o evento será cancelado “sem hesitação”.

“Precisamos tomar uma decisão dependendo da situação no momento. Temos que cancelar os Jogos sem hesitação se sua realização não for possível”, disse o político. Nikai foi um dos principais aliados para a chegada de Yoshihide Suga à posição de primeiro ministro.

- Advertisement -

“Se as infeccções se espalharem por causa da Olimpíada, eu não sei para que ela servirá”, completou Nikai.

Por outro lado, o político afirmou que a expectativa é que o evento ocorra com sucesso, argumentando que esta é uma “oportunidade”:

“É importante para o Japão obter apoio do público e manter os ânimos”, avaliou.

Após a repercussão da entrevista, Nikai publicou um comunicado por escrito reproduzido pela agência de notícias Reuters. Segundo o secretário-geral, não há qualquer mudança na política do partido em apoiar uma realização segura dos Jogos.

Perguntada sobre as declarações, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse que as interpretou como uma “mensagem”.

“Soube que ele disse que o cancelamento é uma das opções. Tomamos esse comentário como uma mensagem para nos estimular e uma chamada para contermos o avanço do coronavírus”, disse em declaração reproduzida pelo jornal japonês Asahi.

Caso não sofra nova alteração – ou mesmo o cancelamento – a Olimpíada de Tóquio terá início dia 23 de julho.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres