Olimpíada de Tóquio deve ter apenas torcedores locais, diz jornal japonês

Tóquio, Japão – Com medo da disseminação do Covid-19 e do surgimento de uma nova cepa do vírus, o governo japonês considera permitir que apenas os torcedores locais tenham acesso às instalações de Tóquio 2020, informou a Nikkan Sports nesta quarta (27).

A reportagem ouviu “vários dirigentes do torneio”, que disseram que “se a propagação da infecção não diminuir, existe a possibilidade de que os torcedores estrangeiros não sejam autorizados a entrar no país”.

Segundo os entrevistados, a atitude de vetar os viajantes surgiu dentro do governo. As autoridades médicas do Japão também manifestaram sua preocupação.

Com 126 milhões de habitantes, o Japão registrou 5 mil mortes por Covid-19 no último ano. Porém, os médicos alertaram que o sistema de saúde corre o risco de entrar em colapso, sobretudo, se os Jogos aumentarem o número de infecções.

Na semana passada, o presidente de Tóquio 2020, Yoshirō Mori, afirmou que uma decisão sobre esta questão deve ser tomada até março.

“Acho que teremos que tomar essa decisão difícil entre fevereiro e março”, disse Mori em uma palestra online promovida pela Kyodo News.

Foram vendidos cerca de 4,48 milhões de ingressos para as Olimpíadas e 970 mil para os Jogos Paralímpicos.

Recentes