Artigo atual
Tóquio 2020 tem apoio ‘unânime’ das 33 federações esportivas, diz Ricci Bitti




Tóquio 2020 tem apoio ‘unânime’ das 33 federações esportivas, diz Ricci Bitti

  • Francesco Ricci Bitti é presidente das Federações Esportivas Internacionais
  • Ele disse que 'serão jogos diferentes', mas que as federações 'estão abertas para aceitar as mudanças'
  • Tóquio 2020 deve ocorrer entre 23 de julho e 8 de agosto

Roma, Itália – O Comitê Olímpico Internacional (COI) está convencido de que as Olimpíadas de Tóquio serão realizadas este ano, apesar da pandemia. Os organizadores japoneses pensam o mesmo.

O presidente da Associação das Federações Internacionais, Francesco Ricci Bitti, disse em entrevista à Associated Press nesta quarta-feira (27) que as federações esportivas também têm certeza que os Jogos ocorrerão em julho.

“No momento, temos certeza de que os jogos serão realizados”, disse.

“Serão jogos diferentes. Mas nós, as federações, estamos abertos para aceitar essas mudanças ”.

O COI e o comitê local devem lançar, nas próximas semanas, documentos para explicar como os mais de 15 mil atletas e oficiais poderão participar dos Jogos com a máxima segurança possível.

O planejamento tem sido amplamente divulgado para afastar os rumores levantados pelo britânico The Times de que as Olimpíadas seriam canceladas pelo Japão por causa da pandemia de Covid-19.

Apesar de incertezas e indefinições, o COI já deixou claro que os Jogos serão realizados. Foto: Getty Images

“Todas as contramedidas estudadas serão aplicadas”, disse. “Precisamos estar prontos para ter Jogos que não sejam isentos do coronavírus”.

“No momento, não há opção alternativa”, disse Ricci Bitti. “Como (o presidente do COI, Thomas) Bach disse, não existe ‘Plano B’. Todo o resto é pura especulação. Quem fala nisso está prejudicando, porque cria confusão ”.

Os Jogos de Tóquio estavam inicialmente programados para 2020, mas foram adiados por um ano em março passado, pouco antes do início do revezamento da tocha.

Perguntado se todas as 33 federações esportivas – do atletismo ao vôlei – estão de acordo com a realização de Tóquio 2020, ele foi enfático: “É unânime. Eles querem os jogos. ”

Os Jogos Olímpicos de Tóquio serão realizados entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021. As Paraolimpíadas virão em seguir, entre 24 de agosto e 5 de setembro.

Comentários (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© 2018-2020 Agência Olímpica.