Tóquio 2020: vídeo celebra um ano para a abertura dos Jogos Olímpicos

Data:

Tóquio, Japão – Após vencer a leucemia, a nadadora Rikako Ikee foi destaque em um estádio olímpico de Tóquio vazio, símbolo de um cenário nunca antes visto pela geração atual.

A nadadora tem esperanças de se classificar para os Jogos Olímpicos do próximo ano. Ela voltou a treinar em março e conta com 6 medalhas de ouro nos Jogos Asiáticos, conquistas que lhe condicionam para o seu principal objetivo.

- Advertisement -

Na transmissão, ela faz um comparação entre o seu retorno ao esporte e a pandemia atual e aproveitou para agradecer aos profissionais de saúde que a ajudaram a vencer o câncer e que hoje estão na linha de frente do combate ao coronavírus.

Com a Chama Olímpica na mão, a atleta discorreu sobre as incertezas da vida e sobre como o momento atual revelou uma sensação de perda em alguns atletas.

“Entendo como é isso porque experimentei o mesmo quando fui diagnosticado com leucemia. O futuro que eu dava por certo transformado da noite para o dia em algo completamente diferente”, analisou.

Com o símbolo de “+1” aparecendo na tela, em referência ao adiamento dos jogos em um ano, a atleta disse que com a experiência pessoal descobriu que o esporte é mais do que apenas atletas. Para elas, em momentos como esse é necessário o apoio de diferentes pessoas para o esporte acontecer e que isso nunca foi tão verdadeiro.

E acrescentou: “Pense no próximo ano, não apenas como um adiamento de um ano, mas como mais um ano.”

A nadadora de 20 anos conquistou seis medalhas de ouro no Jogos Asiáticos de 2018, em Jacarta. Graças ao feito, foi escolhida como atleta-pôster dos Jogos de Tóquio antes do diagnóstico.

A mensagem “Strong Together” foi lançada pelo COI como forma de promover a igualdade e a união no momento em que o mundo enfrenta uma pandemia e os Jogos Olímpicos foram adiados por causa disso.

Alguns locais onde serão realizadas competições dos jogos receberam iluminação especial com as cores dos anéis olímpicos em sequência.

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, admitiu que a resposta à Covid-19 é um desafio para toda a humanidade, mas que o governo metropolitano continuará sem medir esforços a travar essa batalha e garantir jogos seguros.

“Trabalharemos em estreita colaboração com todas as partes envolvidas e avançaremos nos preparativos para a realização de jogos bem-sucedidos, repletos de esperança, que servirão como um símbolo da união da humanidade ainda mais fortemente à medida que o mundo se une para superar essa difícil situação”, concluiu.

- Advertisement -
Ronaldo Palheta
Ronaldo Palheta
Jornalista formado pela UFPA com experiência em assessoria de comunicação e que está se aventurando no universo esportivo.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres