Adiamento dos Jogos de Tóquio 2020 afeta orçamento dos patrocinadores

Data:

Tóquio, Japão – A pandemia de Covid-19 continua dando dores de cabeça para a organização de Tóquio 2020. Nessa semana, o comitê organizador começou a solicitar aos patrocinadores fundos adicionais para arcar com as despesas do adiamento, informou a Kyodo News.

Os custos adicionais podem chegar a centenas de bilhões de ienes e isso já é uma preocupação para os patrocinadores, que também tiveram suas receitas afetadas pela pandemia.

- Advertisement -

O CEO Tóquio 2020, Toshiro Mutō, informou que o orçamento extra vai ser informado em breve e que será dividido com os governos estadual e municipal de Tóquio.

Estima-se que o custo total seja de 1,35 trilhões de ienes. O comitê organizar deve arcar com pelo menos 603 bilhões teste total.

A principal fonte de receita é proveniente dos patrocinadores corporativos nacionais, que corresponde a 55% do orçamento do comitê, algo em torno de 348 bilhões de ienes.

Os patrocínios são divididos em duas modalidades: os parceiros mundiais, que têm contratos com o Comitê Olímpico Internacional (COI), e os parceiros olímpicos de ouro, que têm contrato com o comitê local.

O chefe do comitê organizador, Yoshiro Mori, junto com Mutō, tem visitado pessoalmente patrocinadores para solicitar as contribuições adicionais, segundo as fontes ouvidas pela reportage,.

Apesar disso, com os números finais ainda não consolidados, a comitiva ainda não tem apresentado valores para os patrocinadores.

Após o adiamento dos Jogos Olímpicos, o COI e o Comitê Organizador cogitaram a simplificação do evento, o que pode afetar diretamente a decisão de as competições serem realizadas sem público ou com público limitado. Mas essa decisão afeta diretamente a receita de publicidade dos patrocinadores, afirmam as fontes.

Os jogos de Tóquio se transformaram num quebra-cabeça difícil de resolver.

- Advertisement -
Ronaldo Palheta
Ronaldo Palheta
Jornalista formado pela UFPA com experiência em assessoria de comunicação e que está se aventurando no universo esportivo.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres