Menos de 24% dos japoneses querem realização dos Jogos de Tóquio no próximo ano

Data:

Tóquio, Japão – Uma pesquisa realizada pela Kyodo News apontou que só 23,9% dos japoneses aprovam a realização dos Jogos Olímpicos no ano que vem. A insatisfação atinge em cheio o governo do primeiro-ministro Shinzo Abe, já que mais da metade da população também desaprova a forma como ele tem conduzido a crise do coronavírus.

Cerca de 36,4% dos entrevistados declararam que os jogos devem ser adiados, enquanto 33,7% afirmaram que Tóquio 2020 deveria ser cancelado. Além disso, 75,3% dos que apoiam o adiamento ou cancelamento não acreditam que a pandemia possa ser controlada tão cedo.

- Advertisement -

Além dessa justificativa, outros entrevistados também opinaram que o governo deveria priorizar o combate à pandemia (12,7%) e pensar nos custos adicionais que os Jogos trarão ao país (5,9%).

A organização de Tóquio 2020 e o Comitê Olímpico Internacional (COI) vêm tentando nas últimas semanas acalmar os ânimos e demonstrar que a situação está sob controle.

Recentemente, o presidente do COI, Thomas Bach, disse que a entidade não espera que os jogos sejam realizados sem público. No entanto, a pesquisa mostrou que 44,1% dos entrevistados acha melhor que as competições sejam a portões fechados ou com número limitado de espectadores.

Por outro lado, o governo estuda diminuir restrições aos atletas estrangeiros vindos de países proibidos de entrar no Japão mediante exames que comprovem que não estão com o vírus.

A pesquisa destaca ainda que 69,1% dos entrevistados apoiam a participação desses atletas enquanto 26,5 % não.

A pesquisa foi realizada por telefone em 721 domicílios e 1.374 números de celular e, desse total, 508 e 533 pessoas responderam às perguntas, respectivamente.

Ronaldo Palheta
Ronaldo Palheta
Jornalista formado pela UFPA com experiência em assessoria de comunicação e que está se aventurando no universo esportivo.

Compartilhe

Recentes