Menos de 24% dos japoneses querem realização dos Jogos de Tóquio no próximo ano

Data:

Tóquio, Japão – Uma pesquisa realizada pela Kyodo News apontou que só 23,9% dos japoneses aprovam a realização dos Jogos Olímpicos no ano que vem. A insatisfação atinge em cheio o governo do primeiro-ministro Shinzo Abe, já que mais da metade da população também desaprova a forma como ele tem conduzido a crise do coronavírus.

Cerca de 36,4% dos entrevistados declararam que os jogos devem ser adiados, enquanto 33,7% afirmaram que Tóquio 2020 deveria ser cancelado. Além disso, 75,3% dos que apoiam o adiamento ou cancelamento não acreditam que a pandemia possa ser controlada tão cedo.

- Advertisement -

Além dessa justificativa, outros entrevistados também opinaram que o governo deveria priorizar o combate à pandemia (12,7%) e pensar nos custos adicionais que os Jogos trarão ao país (5,9%).

A organização de Tóquio 2020 e o Comitê Olímpico Internacional (COI) vêm tentando nas últimas semanas acalmar os ânimos e demonstrar que a situação está sob controle.

Recentemente, o presidente do COI, Thomas Bach, disse que a entidade não espera que os jogos sejam realizados sem público. No entanto, a pesquisa mostrou que 44,1% dos entrevistados acha melhor que as competições sejam a portões fechados ou com número limitado de espectadores.

Por outro lado, o governo estuda diminuir restrições aos atletas estrangeiros vindos de países proibidos de entrar no Japão mediante exames que comprovem que não estão com o vírus.

A pesquisa destaca ainda que 69,1% dos entrevistados apoiam a participação desses atletas enquanto 26,5 % não.

A pesquisa foi realizada por telefone em 721 domicílios e 1.374 números de celular e, desse total, 508 e 533 pessoas responderam às perguntas, respectivamente.

- Advertisement -
Ronaldo Palheta
Ronaldo Palheta
Jornalista formado pela UFPA com experiência em assessoria de comunicação e que está se aventurando no universo esportivo.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres