Japão autoriza volta de espectadores às principais ligas de futebol e basebol do país

Data:

Tóquio, Japão – A partir desta sexta-feira, o governo japonês vai permitir a participação de espectadores nas principais ligas desportivas de futebol e basebol. As duas modalidades têm grande apelo popular no país. A informação é do Portal O Jogo.

Essa flexibilização animou a organização dos Jogos de Tóquio. Durante uma videoconferência com a imprensa, o porta-voz do Comitê Tóquio 2020, Masa Takaya, se mostrou otimista com a decisão.

- Advertisement -

“Este novo cenário no mundo do desporto encoraja-nos e também nos dá muita confiança para poder organizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.”

Apesar da abertura, os estádios só poderão ter no máximo 5.000 pessoas por partida, e respeitando o distanciamento de dois metros, conforme determina as diretrizes de segurança das autoridades japonesas para eventos culturais e desportivos com grande público.

A previsão é que em agosto os estádios das ligas de futebol e basebol já possam contar com a metade da capacidade. As ligas foram paralisadas devido a pandemia e depois retomadas mas sem a presença do público.

Essa retomada será analisada pela organização de Tóquio 2020 que a vêem como um momento de alegria e felicidade para o público japonês.

“Acreditamos que os Jogos Olímpicos podem dar uma contribuição ainda maior à sociedade no próximo ano. É por isso que estamos mais determinados do que nunca em sediar o evento em 2021”, afirmou o porta-voz.

No entanto, Takaya admitiu que há incertezas sobre a realização do Jogos com o avanço da pandemia pelo mundo o que obrigou o Comitê Olímpico Internacional (COI) a adiar o evento em um ano.

Para a organização dos Jogos, as medidas contra o novo coronavírus são o principal desafio. Segundo Masa Takaya, logo o COI começará a debater as diretrizes a respeito da chegada de atletas e público para o evento.

As Olimpíadas de Tóquio estão previstos para iniciar no dia 23 de julho finalizando no dia 8 de agosto de 2021. Os Jogos Paralímpicos devem ocorrer entre 24 de agosto e 5 de setembro.

- Advertisement -
Ronaldo Palheta
Ronaldo Palheta
Jornalista formado pela UFPA com experiência em assessoria de comunicação e que está se aventurando no universo esportivo.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres