Japão avalia flexibilizar restrições para a entrada de atletas e credenciados em Tóquio 2020

Data:

Tóquio, Japão – Mesmo que a pandemia da Covid-19 ainda não tenha perdido força, o governo japonês pretende flexibilizar as restrições de viagens para atletas estrangeiros das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020 que serão realizadas no ano que vem.

Para que isso aconteça, fontes disseram que o governo pretende implementar um sistema de atendimento próprio para os atletas e credenciados a fim de evitar possíveis restrições. A informação é da Kyodo News.

- Advertisement -

Com o objetivo de impedir que a Covid-19 se espalhe pelo país, o governo tomou medidas e desde fevereiro restringe viagens do exterior. Em março, o Comitê Olímpico Internacional (COI) adiou os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em um ano. Em junho, o COI anunciou que realizará Jogos mais enxutos, tanto para a segurança dos atletas em relação ao coronavírus, como também pensando na questão financeira em meio à crise econômica causada pela pandemia.

São esperados 11 mil atletas de mais de 200 países. O tema sobre a flexibilização das restrições deve ser discutido em setembro durante reunião de integrantes do governo japonês, Tóquio 2020 e o governo metropolitano da capital, informou o The Japan Times.

Cidadãos de 129 países e territórios estão proibidos de entrar no Japão atualmente. Só na semana passada foram adicionados 18 países, como Argélia, Cuba e Iraque.

Apesar disso, o país está aos poucos abrindo suas fronteiras para outros países asiáticos como o Vietnã, um caso de sucesso no controle da pandemia, e a Tailândia.

Obviamente, acredita-se que, durante os jogos, o requisito principal para qualquer atleta entrar no Japão será a comprovação de que não tem o coronavírus mediante vários testes prévios. Além disso, uma das restrições principais seria o contato, quando fosse necessário, com poucas pessoas durante a estadia.

O Japão atualmente encontra-se com a pandemia controlada. Mesmo tendo uma das populações mais idosas do mundo e com a região metropolitana de Tóquio contando com um amontoado de 37 milhões de pessoas, o país registrou até agora menos de 20 mil casos da doença e menos de mil óbitos, de acordo com a BBC News.

- Advertisement -
Ronaldo Palheta
Ronaldo Palheta
Jornalista formado pela UFPA com experiência em assessoria de comunicação e que está se aventurando no universo esportivo.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres