Donald Trump diz que adiar a Olimpíada de Tóquio 2020 foi uma “sábia e ótima decisão”

Data:

Tóquio, Japão – O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram na manhã desta quarta-feira (25), horário local, sobre o adiamento da Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio. Trump disse que foi uma “sábia e ótima decisão”, informou o porta-voz do governo japonês.

Um dia após a formalização do anúncio de que as competições serão adiadas para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), Abe e Trump confirmaram que vão trabalhar juntos para realizarem os Jogos de maneira “plena”, como prova de que a “humanidade derrotou o vírus”.

- Advertisement -

“O presidente Trump disse repetidamente que o adiamento foi uma decisão muito sábia e ótima e expressou apoio à posição do primeiro-ministro”, declarou o secretário-chefe do gabinete, Yoshihide Suga, em entrevista coletiva.

Trump foi o primeiro chefe de estado com quem Abe conversou depois que ele, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, concordaram em postergar os eventos.

Abe conversou anteriormente com Trump, depois que o presidente dos EUA propôs um adiamento de um ano. Na época, Abe disse a Trump que o Japão estava pronto para realizar os jogos conforme planejado, posicionamento que Trump passou a defender e respeitar.

Até o último domingo (20), o COI e o Japão insistiam que os eventos seriam realizados no período previsto, com início em 24 de julho, mesmo com o coronavírus paralisando o calendário esportivo no mundo.

A nova data para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos ainda não foi anunciada, mas os trabalhos de preparação do novo cronograma devem começar ainda esta semana.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres