Donald Trump diz que adiar a Olimpíada de Tóquio 2020 foi uma “sábia e ótima decisão”

Tóquio, Japão – O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram na manhã desta quarta-feira (25), horário local, sobre o adiamento da Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio. Trump disse que foi uma “sábia e ótima decisão”, informou o porta-voz do governo japonês.

Um dia após a formalização do anúncio de que as competições serão adiadas para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), Abe e Trump confirmaram que vão trabalhar juntos para realizarem os Jogos de maneira “plena”, como prova de que a “humanidade derrotou o vírus”.

“O presidente Trump disse repetidamente que o adiamento foi uma decisão muito sábia e ótima e expressou apoio à posição do primeiro-ministro”, declarou o secretário-chefe do gabinete, Yoshihide Suga, em entrevista coletiva.

Trump foi o primeiro chefe de estado com quem Abe conversou depois que ele, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, concordaram em postergar os eventos.

Abe conversou anteriormente com Trump, depois que o presidente dos EUA propôs um adiamento de um ano. Na época, Abe disse a Trump que o Japão estava pronto para realizar os jogos conforme planejado, posicionamento que Trump passou a defender e respeitar.

Até o último domingo (20), o COI e o Japão insistiam que os eventos seriam realizados no período previsto, com início em 24 de julho, mesmo com o coronavírus paralisando o calendário esportivo no mundo.

A nova data para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos ainda não foi anunciada, mas os trabalhos de preparação do novo cronograma devem começar ainda esta semana.

Recentes