Apesar de apoio público, federações esportivas internacionais criticam COI sobre Tóquio 2020

Data:

Hamburgo, Alemanha – O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira (24) que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio serão adiados devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A nova data, no entanto, não foi revelada.

O anúncio já era aguardado, mas poucos esperavam que ele fosse feito hoje, dois dias após o COI e seu presidente, Thomas Bach, pedirem um prazo de quatro semanas para chegarem a uma decisão sobre o futuro dos eventos.

- Advertisement -

O acordo foi firmado entre os principais parceiros dessa joint venture de bilhões de dólares, após uma teleconferência na manhã desta terça: o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, e Bach.

Um pouco depois da conversa, Abe anunciou o resultado da reunião. Meia hora depois, o COI emitiu um comunicado confirmando a postergação da Olimpíada, que estava marcada para começar em 24 de julho e que agora ainda não tem dada definida.

A notícia foi bem recebida por atletas e pelas federações esportivas internacionais, que parabenizaram os envolvidos pela decisão. Mas, apesar do apoio público, alguns dirigentes das 33 associações esportivas do programa de Tóquio 2020 criticaram a arbitrariedade da decisão, como publicou a Der Spiegel.

Thomas Weikert, presidente da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), se expressou diplomaticamente. “É claro que estou aliviado com essa decisão”, disse Weikert à Spiegel. “Mas também estou confuso. Há uma semana, consultamos Thomas Bach, que exigiu solidariedade de nós. Agora, não estávamos envolvidos na tomada de decisões”.

A reportagem do periódico alemão afirma que outros dirigentes também reclamaram da forma como as coisas foram orquestradas, mas que não quiseram se identificar.

Com o adiamento da competição, possivelmente para o verão de 2021, os órgãos esportivos terão de adaptar suas competições ao calendário olímpico. A Federação Internacional de Natação (Fina), por exemplo, tem o Mundial de esportes aquáticos agendado para o período 16 de julho e 1º de agosto.

As discussões sobre o novo cronograma, agora com a participação das federações e da Associação das Federações Olímpicas Internacionais de Verão (ASOIF), devem começar ainda esta semana.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres