Japão e COI confirmam o adiamento da Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio

Data:

Tóquio, Japão – O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, teve uma conversa telefônica com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, na qual propôs o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A ideia de empurrar o evento para, no mais tardar, meados de 2021 foi aceita pelo COI.

A informação inicial foi da emissora japonesa NHK. O relato cita que Abe argumentou a dificuldade para a preparação dos atletas diante da pandemia do coronavírus. O primeiro-ministro pontuou no papo que o COI já abrira discussões sobre os cenários possíveis para os Jogos e não descartava o adiamento.

- Advertisement -

“Há cerca de um ano para os atletas do mundo poderem disputar nas melhores condições e ter um torneio seguro e protegido para o público, com base na situação atual. Bach respondeu: “Eu concordo 100%”, disse Shinzo Abe à imprensa local.

No Twitter, a conta oficial do escritório do primeiro-ministro disse que “após conversa telefônica com o presidente Bach, Aba falou com a imprensa e explicou que os dois concordaram que os Jogos Olímpicos de Tóquio não seriam canceladas, mas realizados até o verão de 2021”.

“Concordamos em trabalhar em estreita colaboração com o presidente Bach para sediar os Jogos de Tóquio na íntegra como prova de que a humanidade superou a nova infecção por coronavírus. Eu quero fazer isso”, completou o primeiro-ministro japonês.

Em nota, o COI citou que o acordo pelo adiamento se deu diante da “presente circunstância baseada na informação da Organização Mundial da Saúdo” de que mais de 375 mil casos do coronavírus já foram confirmados no mundo.

No domingo, o COI estipulou para si mesmo um prazo de até quatro semanas para decidir o que fazer com Tóquio 2020. O evento estava inicialmente marcado para iniciar em 24 de julho. Thomas Bach, em carta aos atletas, ressaltou que cancelar estaria fora de cogitação.

Apesar da reticência do COI em dar um veredito, vários comitês olímpicos nacionais se manifestaram a favor da não realização dos Jogos na data inicialmente marcada. O Brasil foi um deles. Canadá e Estados Unidos, por exemplo, avisaram que não enviarão suas delegações, caso o COI mantenha o evento em 2020.

A chama olímpica, já acesa na Grécia, ficará no Japão. O evento manterá o nome Tóquio 2020.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres