Vice-presidente do COI, Anita DeFrantz diz que entidade ainda não decidiu o futuro de Tóquio 2020

Data:

Santa Mônica, Estados Unidos – A vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), a estadunidense Anita DeFrantz, disse nesta segunda-feira (23) que ainda não recebeu nenhuma confirmação sobre qualquer adiamento da Olimpíada de Tóquio.

O anúncio foi feito horas depois do ex-presidente da Agência Mundial Antidoping (Wada) e decano do COI, Dick Pound, afirmar que uma decisão a respeito da postergação do evento já foi tomada.

- Advertisement -

“Se for esse o caso, você está sabendo mais do que a vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional”, dise DeFrantz, por telefone, ao jornalista Philip Hersh. “Isto, sim, seria uma novidade para mim”.

DeFrantz, medalha de bronze no remo na Olimpíada de 1976, faz parte do conselho executivo da entidade e participou de uma teleconferência no último domingo (22) para discutir sobre um possível adiamento da competição, que está marcada para começar em 24 de julho próximo.

Na tarde de hoje, o USA Today publicou uma matéria afirmando que a Olimpíada de Tóquio não vai começar na data prevista, segundo informações do canadense Pound.

“Não falo oficialmente pelo COI, mas já estou aqui há tempo suficiente para entender o discurso do COI”, disse Pound, referindo-se ao que a organização disse no domingo sobre avaliar todos os cenários possíveis.

“Mais informações sobre isso ainda não foram determinadas, mas os Jogos não vão começar no dia 24 de julho, pelo que eu sei”.

No final do mês passado, Dick Pound já havia se manifestado sobre o futuro da Olimpíada e Paralimpíada deste ano. Ele afirmou que maio seria a data-limite para o anúncio de uma decisão. Esta afirmação acabou gerando críticas de membros da entidade, como o presidente da comissão de Tóquio 2020, John Coates.

“O COI não reconhece nenhuma data que Dick inventou. Tudo começa no dia 24 de julho”.

“Nunca foi uma posição do COI. Isso é ideia de Dick”, acrescentou ele sobre o prazo aparente. “Ainda faltam quatro meses”.

A Olimpíada de Tóquio está programada para ocorrer de 24 de julho a 9 de agosto e os Jogos Paraolímpicos de 25 de agosto a 6 de setembro.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres