Canadá anuncia que não vai disputar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 2020

Data:

Toronto, Canadá – O Comitê Olímpico Internacional (COI) pediu quatro semanas para anunciar o futuro dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O Canadá preferiu não esperar. Neste domingo (22), o Comitê Olímpico do país (COC) anunciou que não vai participar da Olimpíada caso o evento ocorra entre julho e agosto deste ano.

O motivo, claro, é a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que já matou mais de 13 mil pessoas e paralisou o calendário esportivo em todo o mundo.

- Advertisement -

Segundo o comunicado publicado no site da entidade, com o apoio do Comitê Paralímpico (CPC), da Comissão de Atletas e de autoridades locais, o país pede que “o COI, o IPC (Comitê Paralímpico Internacional) e a OMS (Organização Mundial da Saúde) adiem os Jogos por um ano”.

“Embora reconheçamos as complexidades inerentes ao adiamento, nada é mais importante que a saúde e a segurança de nossos atletas e da comunidade mundial”.

“Não se trata apenas da saúde dos atletas – é questão de saúde pública. Com o Covid-19 e os riscos associados, não é seguro para nossos atletas, para suas famílias e a comunidade em geral que continuem treinando para esses Jogos. Isso contraria a recomendação de saúde pública que instamos todos os canadenses a seguir”.

O Canadá é o primeiro país a dizer que não vai disputar a Olimpíada de Tóquio neste verão, ao invés de apenas pedir o seu adiamento.

O COI e o Comitê Organizador de Tóquio 2020 insistem que os Jogos podem começar na data prevista de 24 de julho, embora reconheçam que “diferentes cenários estão sendo avaliados”. Hoje, o COI sinalizou que uma decisão será tomada em até quatro semanas.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres