Lausanne, Suíça – Segundo alguns jornalistas e agências de notícias, o Comitê Olímpico Internacional (COI) convocou uma reunião de emergência neste domingo (22) para discutir o futuro dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
A NHK, empresa japonesa de telecomunicações, informou que os membros da entidade planejam chegar a uma decisão final em até quatro semanas.
[BREAKING NEWS] NHK has learned the IOC is holding an emergency board meeting on Sunday to start discussions with the… https://t.co/bZpiKlQVkd
— NHK WORLD News (@NHKWORLD_News) March 22, 2020
Parece que o presidente Thomas Bach quer antecipar o adiamento dos Jogos antes que um boicote generalizado, de atletas e confederações esportivas, se torne real. Recentemente, alguns países, como Brasil e Eslovênia, pediram publicamente o adiamento dos Jogos Olímpicos para 2021.
Os pedidos de postergação dos Jogos se devem ao surto de coronavírus (Covid-19). A crise causada pela doença, que já matou mais de 11 mil pessoas no mundo, paralisou os grandes eventos esportivos e comprometeu a classificação olímpica. Além disso, realizar uma Olimpíada geraria uma aglomeração generalizada de pessoas, o que não é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Caso não haja mudança no cronograma dos Jogos Olímpico, a competição será realizada entre 24 de julho e 9 de agosto deste ano.