Thomas Bach, presidente do COI, admite possibilidade de adiamento da Olimpíada de Tóquio

Data:

Tóquio (Japão) – Com o circuito da ATP paralisado pelas próximas seis semanas e uma série de competições esportivas também interrompidas por causa do coronavírus, a bola da vez agora são os Jogos Olímpicos de Tóquio, marcados para começar daqui quatro meses. O Comitê Olímpico Internacional (COI) falou que se apoiará nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para decidir sobre um possível adiamento.

“Seguiremos as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Temos que reagir de uma forma muito flexível”, disse Thomas Bach, presidente do COI, em entrevista à emissora alemã ARD. Ele reconhece que a pandemia do novo vírus já causou sérios problemas nos torneios de classificação para os Jogos e que a competição está sim correndo risco, podendo até sofrer adiamento.

- Advertisement -

Em contrapartida, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, garantiu nesta quinta-feira que o cancelamento do evento era “impensável”. Já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta quinta adiar os Jogos para o ano que vem, mas ele parece ter mudado de ideia após uma ligação telefônica com o líder japonês Shinzo Abe.

“Acabei de ter uma ótima conversa com o primeiro-ministro Abe, do Japão”, tuitou Trump. “Eu disse a ele que o local olímpico recém-concluído é magnífico. Ele fez um trabalho incrível, que o deixará muito orgulhoso. Boas coisas acontecerão para o Japão e seu grande primeiro-ministro. Muitas opções!”

O Japão insistiu repetidamente que o adiamento ou cancelamento dos Jogos é impensável e que seus preparativos continuam normais, uma postura ecoada pelos órgãos finais e o Comitê Olímpico Internacional.

“O primeiro-ministro Abe afirmou que o Japão está se esforçando para sediar os Jogos Olímpicos”, disse um alto funcionário do governo que não estava autorizado a ser nomeado para o jornal Washington Post. “Em resposta, o presidente Trump expressou seu agradecimento pelos esforços transparentes a esse respeito.”

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Após resultados em Tóquio, Rebeca Andrade é homenageada pelo COB

Rebeca Andrade foi a primeira mulher a conquistar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos

CPB vai pagar até R$ 160 mil por medalha na Paraolimpíada de Tóquio

O pagamento será feita de acordo com a cor da medalha e prevê faixas diferentes de recompensa para modalidades individuais e coletivas

Paratletas brasileiros enfrentam calor e fuso de 12h em busca de sonho olímpico

O país asiático está 12 horas à frente do Brasil e o mês de agosto é considerado um dos meses mais quentes e úmidos em todo o Japão no ano

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela Cunha

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres