Pequim 2022: China diz que o mundo não vai aceitar um boicote liderado pelos EUA

Data:

Pequim, China – A China criticou a administração dos EUA, na figura do presidente Joe Biden, por “politizar o esporte”,  alegando que a comunidade internacional não vai aceitar um boicote liderado pelos EUA aos Jogos Olímpicos de Pequim 2022.

A última provocação dos EUA contra a China em meio a crescentes críticas aos seus alegados abusos aos direitos humanos inflamaria as tensões já tensas entre as duas maiores potências mundiais.

- Advertisement -

O governo chinês, liderado pelos comunistas, aparentemente está interessado em usar as Olimpíadas para aumentar o prestígio nacional, dizem especialistas em relações exteriores.

Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA disse na última terça-feira (6), em resposta à pergunta de um repórter, que um potencial boicote conjunto ao evento está entre as questões que os Estados Unidos esperam discutir com seus aliados e parceiros.

“A comunidade internacional não vai aceitar isso”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, a repórteres.

“Gostaria também de enfatizar que a politização do esporte vai contra o espírito da Carta Olímpica e fere os interesses dos atletas de todos os países e das Olimpíadas”, acrescentou.

A liderança do presidente chinês Xi Jinping foi acusada de detenção em massa da minoria uigur muçulmana do país, que se opõe ao aumento da vigilância estatal sob a campanha de “reeducação” na região de Xinjiang.

A China tem afirmado sistematicamente que seus campos de detenção são centros de treinamento vocacional estabelecidos para combater preventivamente o terrorismo e o extremismo religioso.

No mês passado, os Estados Unidos, a União Europeia, a Grã-Bretanha e o Canadá impuseram sanções coordenadas contra a China por suas alegadas violações dos direitos humanos na região do extremo oeste do país asiático.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

COI não vai oficializar resultados caso Kamila Valieva suba ao pódio

Depois de negar cerimônia de pódio, entidade afirma que resultados da final da patinação artística terão "asterisco" e só serão computados após fim de investigação sobre doping de russa

Rusada culpa surto de Ômicron por atraso em exame antidoping de Valieva

Agência Antidoping da Rússia diz em comunicado oficial que laboratório sueco demorou a analisar teste e que comitê que retirou suspensão da patinadora é independente

Michel Macedo segue com Covid e está fora da sua 1ª prova em Pequim

O esquiador cearense é o segundo atleta da delegação brasileira a testar positivo para a Covid-19 na chegada à China.

China prevê aumento de casos de covid-19 por causa de Jogos de Inverno

Autoridades também procuraram amenizar as preocupações sobre os cuidados de saúde dos participantes decorrentes da covid-19