Ex-embaixadora dos EUA na ONU pede que o país boicote Pequim 2022

Data:

Washington, EUA – A ex-embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, disse que o país deveria boicotar a Olimpíada de inverno de 2022,  tornando-se a mais recente republicana a expressar seu descontentamento com a realização da competição na China.

“Devemos boicotar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 na China”, tweetou Haley, que serviu como embaixadora da ONU entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018.

- Advertisement -

“Seria uma perda terrível para nossos atletas, mas isso deve ser pesado contra o genocídio que está ocorrendo na China e a perspectiva de que o fortalecimento da China levará a horrores ainda maiores.”

A China vem recebendo uma série de críticas, principalmente após a descoberta de campos de concentração de muçulmanos uigures na região oeste de Xinjiang, que os EUA afirmam ser um genocídio.

O congressista republicano John Katko, no início desta semana, escreveu ao presidente Joe Biden pedindo que o país cancele sua participação na competição.

“A participação em uma Olimpíada realizada em um país que está cometendo abertamente o genocídio não apenas abala esses valores, mas lança uma sombra sobre a promessa para todos aqueles que buscam sociedades livres e justas”, escreveu Katko na carta, postada em seu site na Câmara.

No início deste mês, uma coalizão de 180 organizações de direitos humanos também pediu o boicote.

Até o momento, a Casa Branca não se manifestou.

Os Jogos estão programados para começar em 4 de fevereiro do próximo ano, apenas seis meses após os já adiados Jogos de Tóquio.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

COI não vai oficializar resultados caso Kamila Valieva suba ao pódio

Depois de negar cerimônia de pódio, entidade afirma que resultados da final da patinação artística terão "asterisco" e só serão computados após fim de investigação sobre doping de russa

Rusada culpa surto de Ômicron por atraso em exame antidoping de Valieva

Agência Antidoping da Rússia diz em comunicado oficial que laboratório sueco demorou a analisar teste e que comitê que retirou suspensão da patinadora é independente

Michel Macedo segue com Covid e está fora da sua 1ª prova em Pequim

O esquiador cearense é o segundo atleta da delegação brasileira a testar positivo para a Covid-19 na chegada à China.

China prevê aumento de casos de covid-19 por causa de Jogos de Inverno

Autoridades também procuraram amenizar as preocupações sobre os cuidados de saúde dos participantes decorrentes da covid-19