Lima 2019 reunirá mais de 100 medalhistas olímpicos

Data:

Com o fim da fase de inscrições, a lista de atletas previstos para competir nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, é uma das mais estreladas da história. Segundo informaçõs dos organizadores, a competição reúne exatos 109 medalhistas das últimas sete edições de Jogos Olímpicos de Verão, além de dezenas de campeões mundiais e detentores de títulos continentais.

Desde Barcelona, em 1992, até a edição do Rio, em 2016, esses atletas acumularam nada menos que 155 medalhas olímpicas, 66 delas ouro. A lista de quase sete mil atletas do Pan inclui alguns dos melhores de todos os tempos em suas modalidades, como o cubano Mijaín Lópes, tricampeão olímpico da luta greco-romana e o nadador norte-americano Nathan Adrian, dono de oito pódios olímpicos.

- Advertisement -

Entre os brasileiros, alguns dos destaques são o ginasta Arthur Zanetti (ouro em 2012 e prata em 2016 nas argolas), as judocas Rafaela Silva (ouro em 2016) e Mayra Aguiar (dois bronzes olímpicos), o recordista olímpico e campeão no salto com vara Thiago Braz, além da dupla campeã olímpica na vela Martine Grael e Kahena Kunze.

“Estamos diante dos Jogos Pan-Americanos de maior nível esportivo nos últimos tempos. São mais de 100 medalhistas olímpicos, muitos campeões mundiais e alguns dos top 1 em suas modalidades. Creio que o fato de termos tantos esportes classificatórios para os Jogos Olímpicos de Tóquio atraiu muitos desses atletas para Lima”, afirmou o presidente da Panam Sports, Neven Ilic.

Ao todo, 22 modalidades esportivas garantem vagas diretas para os Jogos do Japão ou contam pontos para o ranking mundial classificatório para Tóquio. Handebol, hipismo adestramento, hipismo CCE, hipismo saltos, nado artístico, pentatlo moderno, polo aquático, saltos ornamentais, surfe, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo são as modalidades com classificação direta. As demais são atletismo, basquete, hóquei, caratê, natação, levantamento de peso, surfe, tênis e vela.

Entre atletas e oficiais de 42 países, o Pan envolve 9.352 pessoas em 17 dias da competição até 11 de agosto. Serão mais de 400 provas de 38 esportes em cinco grandes complexos esportivos. O Time Brasil foi inscrito com 487 atletas, sendo 251 homens e 236 mulheres, em 49 modalidades. É a maior delegação brasileira do atual ciclo olímpico, com quase 800 pessoas.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Brasil vence México no tie-break e está na final do vôlei no Pan-Americano de Santiago

A seleção brasileira feminina de vôlei está na final...

Carol Meligeni Alves vence mais uma e avança em Santiago 2023

A tenista brasileira Carol Meligeni Alves está classificada para...

Arthur Nory é prata no solo em Santiago 2023

O ginasta brasileiro Arthur Nory Mariano conquistou a medalha...

Laura Pigossi: “Os Jogos Olímpicos mudaram a minha vida”

Bronze nas duplas em Tóquio 2020 ao lado de...