COB celebra 100 dias para Lima 2019 e planeja delegação de 492 atletas

Data:

Evento realizado em São Paulo reuniu dois dos atletas com maior número de pódios em Jogos Pan-americanos: Thiago Pereira e Hugo Hoyama

Para comemorar os 100 dias para o início dos Jogos Pan-americanos Lima 2019, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) organizou nesta quarta-feira (17) um evento em um restaurante peruano em São Paulo, com a presença de alguns dos principais atletas brasileiros na história da competição.

Dois dos maiores medalhistas do país nos Jogos Pan-americanos, os nadadores Thiago Pereira (23 medalhas) e o mesatenista Hugo Hoyama (15) estiveram presentes. Além deles, compareceram Aline Silva, Arhtur Nory, Beatriz Futuro, Daiane dos Santos, Janeth Arcain, Rafael Silva e Tiago Camilo . Juntos, eles somam 52 medalhas.

- Advertisement -

“O Time Brasil está em fase final de composição para Lima, estamos aguardando a classificação de equipes e atletas”, diz Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB. “Temos a previsão inicial de enviar 492 atletas, que é um número bastante expressivo e ainda pode aumentar. O nosso plano de preparação está cumprido, assim como as necessidades dos atletas”, completa.

Outra presença ilustre no evento foi a do presidente da Panam Sports, Neven Ilic, que aproveitou a ocasião para fazer um convite a Thiago Pereira: ser embaixador dos Jogos Pan-americanos.

“Eu não esperava, foi sensacional. Tenho que ver como organizar essa viagem, porque também estarei na Coreia do Sul com a FINA. É uma grande honra, porque talvez eu não estivesse presente, mas agora, quem sabe, não dê para ir e torcer para o Time Brasil”, disse Thiago, que é o maior medalhista da história do Pan.

Em seu discurso, Ilic ressaltou que a capital peruana oferecerá a melhor estrutura possível aos países participantes.

“Lima trabalhou de forma fantástica, em pouco tempo. As instalações esportivas e a vila pan-americana são de primeiro nível. Acredito que Lima 2019 vai surpreender positivamente.”

O COB também anunciou seu planejamento para o Pan, cujo principal objetivo é classificar o maior número de atletas e modalidades para Tóquio 2020. Ao todo, 23 modalidades esportivas distribuirão vagas para os Jogos Olímpicos.

“O Pan cresceu muito em relação às qualificações para os Jogos e adotamos isso como meta. É uma oportunidade para testar os nossos serviços, buscando melhora de qualidade e experiência, e prover uma experiência multiesportiva aos jovens, que terão a chance, por exemplo, de conviver com outros atletas na Vila”, observou Jorge Bichara, diretor de esportes do COB.

Além de atletas que fizeram história no Pan, o evento teve a presença de alguns que ainda lutam por vaga na competição continental, como Aline Silva, do wrestling.

“Estou super ansiosa. Estou voltando de uma cirurgia e me sinto muito preparada. Para mim, é uma competição muito importante, porque na minha categoria o Pan tem um nível fortíssimo, com a presença da campeã olímpica e da campeã mundial”, destacou Aline, que já tem duas medalhas em Jogos Pan-americanos no currículo: uma prata em Guadalajara 2011 e um bronze em Toronto 2015

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Daniel Dias chega a 32 medalhas de ouro na história dos Parapans

Brasileiro venceu nesta quinta-feira os 50m borboleta S5 e luta por mais um título na sexta

Quadro de medalhas: Jogos Parapan-Americanos Lima 2019

Os Jogos Parapan-Americanos Lima 2019 já começaram. Confira abaixo...

‘Os maiores Jogos da história’, diz Neven Ilic sobre Lima 2019

Presidente da PanAm Sports comemorou o sucesso dos Jogos Lima 2019

Porto-riquenho é pego no doping e perde ouro conquistado em Lima

Jean Perez Faure perdeu a medalha de ouro conquistada na disputa de duplas do boliche