Vila Pan-Americana de Santiago 2023 deve custar R$ 692 mi

Data:

Governo chileno divulgou novos detalhes sobre a Vila dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023

Cristian Monckeberg, Ministro de Habitação e Planejamento Urbano do Chile, revelou as propostas para a construção da Vila dos Atletas em uma reunião da Comissão de Esportes do país.

De acordo com a AS Chile, Monckeberg afirmou que a Vila dos Atletas deverá custar R$ 694 milhões, quantia que se espera alcançar por meio de uma combinação de financiamento público e privado. Este valor semelhante à quantia que Peru gastou na Vila para os Jogos deste ano na sua capital, Lima.

- Advertisement -

A construção deve começar em 2021 e entregue entre quatro e cinco meses antes dos Jogos, que acontecerão de 6 a 24 de outubro. Os Jogos Parapan-americanos serão realizados de 3 a 11 de novembro.

O cronograma inicial havia projetado que a Vila seria concluída e entregue nove meses antes do ínicio dos Jogos. O Parque Bicentenário, em Cerrillos, uma das 32 comunas que compõem Santiago, foi escolhido como o local para a Vila dos Atletas.

Monckeberg disse que a Vila dos Atletas terá 1.750 apartamentos e cerca de 7.000 quartos no total. O projeto inicial era de 2.000 apartamentos e 10.000 quartos.

Os apartamentos devem atender às necessidades de pessoas com deficiência, além de instalações médicas temporárias, uma sala de jantar e um ginásio.

A Vila dos Atletas deve ser convertida em habitação social após os Jogos Pan e Parapan-americanos na capital chilena.

O documento de licitação de Santiago 2023 afirma que o projeto faz parte do plano urbano da cidade para os próximos 20 anos, que envolve a construção de cerca de 16.800 casas.

Santiago conquistou o direito de hospedar a 19º edição dos Jogos Pan e Parapan-Americanos após a candidatura argentina de Buenos Aires ter desistido da licitação, alegando “dificuldades financeiras.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Brasil vence México no tie-break e está na final do vôlei no Pan-Americano de Santiago

A seleção brasileira feminina de vôlei está na final...

Carol Meligeni Alves vence mais uma e avança em Santiago 2023

A tenista brasileira Carol Meligeni Alves está classificada para...

Arthur Nory é prata no solo em Santiago 2023

O ginasta brasileiro Arthur Nory Mariano conquistou a medalha...

Laura Pigossi: “Os Jogos Olímpicos mudaram a minha vida”

Bronze nas duplas em Tóquio 2020 ao lado de...