Santiago supera maldicação e vai sediar o Pan pela primeira vez

Data:

Os Jogos Pan-Americanos de 2023 começaram ofcialmente nesta sexta-feira (20). Após três cancelamentos, Santiago, capital do Chile, enfim pode ser chamada de cidade Pan-Americana.

Entenda como e por quais motivos a cidade teve de adiar o sonho de sediar o megaevento.

- Advertisement -

Em 1969, Santiago foi escolhida para receber o Pan de 1975, mas dois anos antes houve o Golpe de estado no país, o que levou o evento a ser transferido para São Paulo. Na cidade brasileira, o Pan também não pôde ser realizado por conta de uma severa epidemia de Menigite que atingia o país à época. A competição findou por ser ocorrer na Cidade no México, México.

Em 1981, a capital do Chile mais uma vez foi bem sucedida em sua campanha pelo Pan. Desta vez, a cidade seria a anfitriã da edição de 1987, já com o regime de Augusto Pinochet consolidade. No entando, em 1982, uma grave crise econômica levou a uma série de protestos pelo país, tornando inviável qualquer possibilidade de realização do torneio. Indianapolis, nos EUA, ficou responsável pelo evento naquela ocasião.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes