Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023: chances de medalhas para o Brasil

Data:

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 começam oficialmente nesta sexta-feira (20). São mais de 6 mil atletas de 41 países, disputando medalhas em 57 modalidades.

Para Santiago, o Brasil vai com uma delegação de 633, incluindo atletas reservas, comissões técnicas e oficiais do Comitê Olímpico Brasileiros (COB).

- Advertisement -

Com nomes de peso em diversas modalidades, o objetivo deste ano é ultrapassar a marca de 54 ouros que foram conquistados na última edição do Pan, que ocorreu em 2019, em Lima, no Peru.

Quais são as chances de medalhas do Brasil?

O time Brasil é uma das principais potências nos Jogos Pan-Americanos, em Lima, os brasileiros terminaram a disputa no segundo lugar no quadro de medalhas. Esse ano, é possível que os brasileiros conquistem ótimos resultados. Confira algumas modalidades que podem conquistar pódios.

Na ginástica, por exemplo, o Brasil conta com um time de peso que inclui a campeã mundial Rebeca Andrade, que é a grande favorita da competição, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Arthur Nory e outros nomes de fortes. Com isso, as chances dos brasileiros conquistarem medalhas são muito grandes.

Rebeca Andrade não vai fazer solo no Pan; entenda decisão

Estreando nos Jogos Pan-Americanos, o Skate feminino é dominado pela brasileira Rayssa Leal, a fadinha. Medalhista de prata em Tóquio 2020 e campeã mundial de 2022, a atleta é a favorita na modalidade do skat street.

No boxe, esporte em que os brasileiros possuem muita tradição, a expectativa é que Bia Ferreira, prata em Tóquio e ouro no Mundial e no Pan de 2019, conquiste mais um pódio na disputa.

O atleta Marcus D´Almeida é o número do mundo no tiro com arco. Após ter conquistado o mundial, o brasileiro é favorito na modalidade em Santiago.

Outro esporte forte para o Brasil é o handebol, o time brasileiro é hexacampeão dos Jogos Pan-Americanos e pode aumentar o número de títulos e ainda conquistar a tão sonhada vaga para as Olimpíadas de Paris 2024.

As seleções brasileiras de vôlei, feminina e masculina, não vivem o melhor momento. Mas, garantidos para Olimpíadas de Paris 2024, as equipes podem fazer uma boa disputa e beliscar medalhas em Santiago.

Além desses, no Breaking, modalidade que vai estrear em Paris 2024 e é estreante no Pan, o Brasil também tem atletas de peso que podem conquistar medalhas, como o B-boy Leony Pinheiro e a B-girl Mini Japa, Mayara Collins. 

Agenda

O Pan-Americanos de Santiago vai até o dia 5 de novembro e você acompanha tudo sobre as disputas aqui na Agência Olímpica.

- Advertisement -
Aila Beatriz Inete
Aila Beatriz Inete
Aila Beatriz Inete é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É apaixonada por exportes e tem experiência na cobertura de eventos esportivos no Pará.

Compartilhe

Recentes