Jade Barbosa, a última mulher campeã Pan-Americana na ginástica artística; relembre

Data:

Foi há mais de 16 anos que o hino nacional brasileiro foi reproduzido pela última em uma cerimônia de premiação da ginástica artística feminina em Jogos Pan-Americanos. Naquela ocasião, no Rio de Janeiro, Jade Barbosa conquistou a medalha de ouro no salto. Vamos relembrar este importante momento, que marcou também o jejum de títulos da modalidade no Pan.

Com o Pan sendo realizado em solo nacional, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) queria que as confederações esportivas enviassem para a competição o que o país tinha de melhor em todos os esportes. Foi o que a CBG fez, convocando as melhores ginastas do Brasil naquela época, entre as quais estava Jade.

- Advertisement -

Com apenas 16 anos em 2007, Jade foi o principal nome da ginástica no Pan do Rio, ofuscando, inclusive, as experientes Daiane dos Santos e Daniele Hypolito. Ela foi fundamental para que o Brasil chegasse ao vice-campeonato Pan-Americano pela primeira vez por equipes.

No individual geral, Jade quase conquistou um inédito – àquela época – pódio no individual geral, mas erros na trave e nas barras assimétricas frustraram o sonho da jovem, assim como de milhões de brasileiros.

Nas finais por aparelhos, Jade competiu em 3/4 dos eventos e conquistou duas medalhas: um bronze no solo e o ouro no salto. Na decisão que deu o título à brasileira, Jade superou a americana Amber Trani e a brasileira Lais Souza, prata e bronze respectivamente.

Esse título também marcou o fim de um jejum de ouros em Jogos Pan-Americanos, que durava 16 anos, quando Luísa Parente foi ouro também no salto em Havana 1991.

Jade está em Santiago, capital do Chile, para competir em sua quarta edição de Jogos Pan-Americanos. Embalada por uma boa campanha no Mundial da Antuérpia, onde conquistou a prata por equipes, e na Copa do Mundo de Paris, onde foi prata no solo, a brasileira quer novamente um lugar no pódio.

Ginástica artística em Santiago 2023

As disputas da modalidade começam no próximo dia 21, com os eventos masculinos. No domingo, dia 22, a seleção feminina do Brasil entra em ação. Confira a programação completa:

Ginástica artística nos Jogos Pan-Americanos de 2023: programação completa

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes