Entenda por que o futsal é proibido nas Olimpíadas e nos Jogos Pan-Americanos

Data:

Você já se perguntou ou tentou entender por qual motivo o futsal não é um esporte olímpico? Ou: por que ele foi disputado apenas uma vez na história dos Jogos Pan-Americanos? Bem, esse texto vai ajudar você a responder essas questões.

A única vez que o futsal integrou um evento multiesportivo foi em 2007, quando fez parte dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Naquela edição, inclusive, o Brasil foi campeão ao derrotar a Argentina na final. De lá pra cá, apesar de esforços de incluir a modalidade no programa olímpico, nada avançou.

- Advertisement -

Em 2015, o Ministro do Esporte à época, George Hilton, até tentou adicionar a modalidade aos Jogos Rio 2016, mas as negociações não avançaram.

Acontece que a falta de diálogo entre o COI e a Fifa é a principal razão para a exclusão dessa popular modalidade. Uma das alegações a esse respeito é que a entidade olímpica luta para manter o megaevento dentro do orçamento, com um limite de atletas em pouco mais de 10 mil. Além disso, colocar o futsal nos Jogos seria concentrar cerca de 10% da cota de atletas numa única entidade.

“O COI tenta reduzir o custo dos Jogos Olímpicos, uma vez que as cidades estão mais cuidadosas com os fundos públicos que possuem e o interesse em sediar o evento tem diminuído. Eles limitaram os Jogos Olímpicos a 10.500 atletas, o que significaria que a Fifa teria quase 10% da cota de atletas para apenas quatro modalidades (futsal e futebol, masculino e feminino)”, disse Doug Reed ao FutsalFeed.

Ele acrescentou: “Só consigo ver o futsal entrando se o futebol fosse removido, mas o futebol é um dos esportes mais lucrativos nos jogos. Mais uma vez, quando o O COI está tentando melhorar as finanças dos Jogos, não consigo imaginá-los retirando o futebol”.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes