Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023: FAQ

Data:

A partir do próximo dia 20 de outubro, sexta-feira, os maiores esportistas das Américas estarão reunidos em Santiago, capital do Chile, para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de 2023. A competição será realizada até o dia 5 de novembro e deve contar com a participação de mais de 8 mil atletas de 41 países americanos.

Para ajudar você a não perder nada, a Agência Olímpica preparoui um guia completo com tudo o que você quer – e precisa – saber sobre a competição. Vamos lá!

- Advertisement -

Quando e como Santiago foi eleita para sediar o Pan?

A capital chilena foi eleita a sede do evento em 4 de novembro de 2017, quando a Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (Anoc) aprovou por unanimidade a proposta do país.

Quando começam os Jogos Pan-Americanos de 2023?

Apesar da cerimônia de abertura do Pan de Santiafgo 2023 ser apenas no dia 20 de outubro, as competições começam no próximo dia 18, com as disputas do beisebol.

Onde assistir aos Jogos Pan-Americanos de 2023?

Os Jogos Pan-Americanos serão transmitidos no Brasil apenas via internet, pelo Canal Olímpico do Brasil e Cazé TV. Algumas emissoras, como a Band e a Globo, até iniciaram negociações com o comitê organizador do Pan, mas o valor cobrado não agradou as empresas, que desistiram. É a primeira vez desde 1995 que a competição não será mostrada na TV brasileira.

Quantos esportes têm no Pan?

Na edição de 2023 do torneio, serão 39 esportes no programa Pan-Americano.

Quanto custou a vila Pan-americana?

A vila dos atletas de Santiago de 2023 custou $ 692 milhões de reais e foi entregue em uma cerimônia simbólica no mês passado.

O que acontece com a vila do Pan após o evento?

Depois da maioria dos eventos esportivos, a exemplo do Pan e das Olimpíadas, os apartamentos do complexo são vendidos para a população local. Não se espante se você encontrar um apartamento da vila do Pan de 2007 ou da Rio 2016 na OLX, por exemplo.

Quais os esportes que o Brasil têm mais chances de conquistar medalhas em Santiago 2023?

O Brasil é um dos grandes favoritos na maior parte dos esportes, com destaque para a ginástica artística – após uma brilhante campanha no Mundial de ginástica da Antuérpia – o vôlei, a natação e o judô.

Como comprar ingressos para o Pan-Americano?

Segundo a organização do megaevento, mais de 600 mil bilhetes ainda disponíveis para a venda. Entre as modalidades com ingressos disponíveis, estão o futebol masculino e feminino e o vôlei.

Zé Roberto não é mais o técnico do Brasil?

Sim, José “Zé” Roberto Guimarães continua sendo o técnico da seleção feminina de vôlei, mas agora ele treina um time da liga turca, o que impediu sua participação no Pan de Santiago. Paulo Coco, o assistente técnico de Zé, será o treinador do Brasil na competição.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes