Barranquilla é confirmada como a sede dos Jogos Pan-americanos de 2027

Única candidata ao evento, Barranquilla foi confirmada como sede dos Jogos ontem (27), em live nas redes sociais da PanAm Sports

Cidade do México, México – A PanAm Sports, entidade que regula o desporto nas Américas, confirmou a cidade de Barranquilla, no litoral da Colômbia, como a sede dos Jogos Pan e Parapan-americanos de 2027.

Barranquilla era a única candidata aos Jogos de 2027, uma vez que a Bolívia não apresentou oficialmente sua proposta.

O anúncio foi feito na noite da última sexta-feira (27), em uma live nas redes sociais da entidade. A transmissão contou com a presença do presidente colombiano, Iván Duque, o presidente da Panam Sports, Neven Ilic e o presidente do Comitê Olímpico da Colômbia, Ciro Solano.

A cidade colombiana, a cerca de mil quilômetros ao norte da capital Bogotá, havia confirmado sua intenção de concorrer ao evento em outubro de 2018.

De acordo com os termos da constituição da Panam Sports, o evento de 2027 deveria ter sidoconcedido seis anos antes de seu início, a menos que houvessem “circunstâncias excepcionais” – neste caso, a pandemia de coronavírus.

Em outubro passado, o presidente da Panam Sports, Neven Ilic, disse que o Comitê Executivo decidiu adiar o cronograma “porque não é um bom momento para iniciar esse processo” devido ao COVID-19.

Barranquilla será a segunda cidade colombiana a sediar os Jogos Pan-americanos, depois que Cali sediou o evento multiesportivo em 1971.

Cali também deve sediar os Jogos Pan-americanos Juvenis deste ano, de 25 de novembro a 5 de dezembro.

A cidade tem sido o epicentro dos protestos contra o presidente Duque neste ano, que já levaram a uma violenta repressão e dezenas de mortes em todo o país.

 

Recentes