Escândalo de doping obriga CBHb a cortar Elaine Gomes do Mundial de handebol

Data:

Aracaju, BrasilPoucas horas depois de estrear contra a França no evento-teste de handebol, a Confederação Brasileira da modalidade (CBHb) publicou um comunicado informando o corte temporário da pivô Elaine Gomes. O motivo é uma investigação conduzida pela Agência Mundial Antidoping (Wada) sobre o Corona Brasov, na Romênia, onde ela treina.

A CBHb teme que a atleta teste positivo para alguma substância proibida. Além da brasileira, outras três jogadoras do Brosov foram afastadas e também não disputarão o Mundial. É o caso de Cristina Laslo, Bianca Bazaliu e Daria Bucur, da Romênia.

- Advertisement -

Recentemente, a Wada notificou o clube sobre a instauração de uma investigação para apurar denúncias da agência antidoping local sobre práticas ilegais que estariam sendo realizadas no local.

A prática em questão é aplicação de uma terapia por laser intravenoso. Um cateter é posicionado na veia e um laser é utilizado para expor o sangue a um feixe luminoso com intensidades específicas. O procedimento faz com que a recuperação de atletas e a cura de lesões seja acelerada. O clube alega que não visava o aumento de desempenho esportivo.

No comunicado, a entidade brasileira afirmou que está acompanhando o caso e que “segue dando todo o suporte à atleta que fez parte do elenco campeão do Mundo em 2013”.

A estreia no Mundial está marcada para o dia 30, sábado, contra a Alemanha, às 3h da madrugada no Brasil. Depois, o Brasil pega a mesma França da derrota de hoje. As outras adversárias são: Dinamarca, Coreia do Sul e Austrália. Todos esses duelos são válidos pelo Grupo B da competição.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Brasil perde para a Alemanha no handebol e está fora de Tóquio 2020

Com o resultado deste domingo, a equipe terminou na 5ª colocação do Grupo A e foi eliminada do torneio

Tribunal Arbitral do Esporte suspende audiências até maio por causa de coronavírus

A decisão é válida até, pelo menos, 1º de maio. Dependendo da evolução da doença, este prazo pode ser estendido

Sun Yang é suspenso e está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

O tribunal considerou o tricampeão olímpico culpado de se recusar a cooperar com os coletores de amostras durante uma visita a sua casa em setembro de 2018