Simone Biles desiste de disputar a final individual geral em Tóquio 2020

Tóquio, Japão – Maior estrela da ginástica nos Jogos Olímpicos, Simone Biles está fora da final individual geral. O anúncio foi feito pelo perfil da Federação Americana de Ginástica (USAGym), que afirmou “apoiar a decisão” da atleta.

Anteriormente, ela declarou que preocupações com sua “saúde mental” a levaram a abandonar a final por equipes ontem (27). Com a desistência da melhor do mundo, a brasileira Rebeca Andrade chega à decisão com o melhor somatório de notas da fase classificatória.

“Após avaliação médica adicional, Simone Biles foi retirada da final individual geral dos Jogos Olímpicos de Tóquio com o objetivo de focar em sua saúde mental. Simone continuará a ser avaliada diariamente para determinar se participará ou não das finais de eventos individuais da próxima semana. Jade Carey, que teve a nona pontuação mais alta nas qualificações, participará em seu lugar no individual geral. Apoiamos de todo o coração a decisão de Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, porque ela é um exemplo para tantos”, informou a entidade em nota oficial.

Simone Biles será substituída por Jade Carey, a terceira melhor ginasta dos Estados Unidos nas Eliminatórias.

Anteriormente, Simone Biles ficou de fora da disputa por equipes. Logo após ser colocada na reserva, a Federação Americana de Ginástica soltou um comunicado afirmando que a ginasta foi afastada por “problema médico” e que “seria avaliada diariamente para determinar a liberação médica para competições futuras.”

“Assim que eu piso no tablado, sou só eu e a minha cabeça, lidando com demônios. Tenho que fazer o que é certo para mim e me concentrar na minha saúde mental e não prejudicar minha saúde e meu bem-estar. Há vida além da ginástica “, explicou a americana depois que sua equipe foi derrotada pelo quarteto russo em sua ausência, ficando com a prata.

A final feminina do individual geral ocorre na quinta-feira (29), a partir das 6h50 de Brasília

Recentes