Alemãs competem de macacão em protesto contra sexualição feminina

Data:

Basiléia, Suíça – Quem tem acompanhado o Campeonato Europeu de ginástica artística deve ter reparado que as alemãs usavam macacões durante suas apresentações na Arena St. Jakobshalle, na Basileia, Suíça, esta semana.

Geralmente, as ginastas competem usando um collant sem ou com mangas curtas e/ou compridas. Um macacão completo como o que as ginastas da Alemanha escolheram raramente é usado em competições.

- Advertisement -

Essa foi a forma que a Federação de Ginástica da Alemanha (DTB, sigla em alemão) encontrou para protestar contra a sexualização de mulheres no esporte. Em postagem no Twiiter, a DTB explicou que o objetivo é “competir sem que se sinta desconfortável”.

A União Europeia de Ginástica (UEG), que organiza o torneio continental, parece ter aprovado a iniciativa. A conta oficial da entidade compartilhou uma mensagem no Twitter, dizendo: “Nossas meninas querem ser modelos para jovens ginastas e mostrar como podem se apresentar de maneira diferente sem se sentirem desconfortáveis”.

Sarah Voss, membro da equipe alemã na Basileia, falou sobre a importância da iniciativa, em entrevista a TV local ZDF:

“Nós, mulheres, queremos nos sentir bem com nosso corpo. Na ginástica, fica mais difícil à medida que você vai crescendo. Quando eu era criança, eu não me importava muito com isso. Mas quando eu entrei na puberdade e menstruei pela primeira vez, comecei a me sentir cada vez mais desconfortável”.

Sarah Voss não conseguiu vaga em nenhuma das finais do campeonato, mas escreveu em seu Instagram que estava “imensamente orgulhosa de ter sido a primeira (ginasta a competir assim)”.

A competição continua neste sábado com o primeiro dia de finais por aparelhos.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Flávia Saraiva revela drama pós-cirurgia: “Machucava muito”

A ginasta Flávia Saraiva conquistou o bronze nas barras...

Rebeca Andrade leva o Brasil de volta ao topo do pódio após 16 anos

Campeã olímpica, campeã mundial e agora campeã pan-americana. Nesta...

Arthur Nory é prata no solo em Santiago 2023

O ginasta brasileiro Arthur Nory Mariano conquistou a medalha...

Jade Barbosa celebra Flávia Saraiva: “Minha família”

A brasileira Jade Barbosa é a quarta melhor ginasta...