Ex-presidente da FIG, Bruno Grandi morre aos 85 anos

Data:

O italiano Bruno Grandi, ex-presidente da Federação Internacional de Ginástica (FIG) e co-fundador da União Europeia de Ginástica (UEG), morreu nesta sexta-feira (13), aos 85 anos, na Itália, onde morava. A causa da morte não foi divulgada.

Grandi comandou a entidade máxima da ginástica por por 19 anos (1997-2016) e propôs grandes mudanças no esporte durante este período. Entre elas, a extinção do antigo sistema de pontuação e também a imposição de limites mínimos de idade nas competições – 16 para mulheres e 18 para homens.

- Advertisement -

“Esta medida se esforçou para combater o treinamento intensivo imposto a crianças em certos países e reduzir o risco de lesões”, disse a FIG em comunicado publicado hoje.

Por sua contribuição ao movimento olímpico, Grandi foi membro do COI, o Comitê Olímpico Internacional, por quatro anos até 2004.

“Hoje, lamentamos a perda de um homem de coração caloroso que nos mostrou o caminho com toda a paixão que ele tinha pelo esporte”, disse o presidente da FIG, Morinari Watanabe.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Flávia Saraiva revela drama pós-cirurgia: “Machucava muito”

A ginasta Flávia Saraiva conquistou o bronze nas barras...

Rebeca Andrade leva o Brasil de volta ao topo do pódio após 16 anos

Campeã olímpica, campeã mundial e agora campeã pan-americana. Nesta...

Arthur Nory é prata no solo em Santiago 2023

O ginasta brasileiro Arthur Nory Mariano conquistou a medalha...

Jade Barbosa celebra Flávia Saraiva: “Minha família”

A brasileira Jade Barbosa é a quarta melhor ginasta...