Primeiros atletas brasileiros chegam a Lima neste sábado

Data:

Time Brasil foi inscrito na competição com 487 atletas, sendo 251 homens e 236 mulheres, em 49 modalidades

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) já está em Lima acertando todos os detalhes para a chegada dos atletas brasileiros que disputarão os Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Daqui a alguns dias, a capital peruana receberá as principais estrelas da maior festa esportiva do continente.

As equipes masculina e feminina de ginástica artística são as primeiras a desembarcar no Peru, no sábado, dia 20. No domingo, 21, chegam quase 120 pessoas, entre eles atletas de nove modalidades: basquete 3×3, boliche, handebol (seleção feminina), levantamento de pesos, patinação artística, pentatlo moderno, rugby de 7, squash e vôlei de praia.

- Advertisement -

Na última segunda-feira, dia 15, o Time Brasil foi inscrito na competição com 487 atletas, sendo 251 homens e 236 mulheres, em 49 modalidades. Esta será a maior delegação brasileira, com quase 800 pessoas no total.

“Falta pouco agora. Estamos na reta final. Parte da equipe do COB já está na Vila Pan-Americana preparando tudo para receber nossos primeiros atletas que chegam no domingo. A expectativa é grande e cresce a cada dia”, afirmou o chefe da missão brasileira, Marco La Porta.

A Abertura dos Jogos Pan-Americanos será realizada no dia 26 mas, antes disso, os brasileiros já têm um compromisso marcado. A Cerimônia de boas-vindas da delegação brasileira na Vila será no dia 24, às 11h.

Além da Vila, os atletas brasileiros ficarão espalhados por outras seis bases no Peru, em instalações oferecidas pela organização do evento. Em Callao, ficarão boxe, taekwondo e wrestling. Huacho será a sede do remo e da canoagem velocidade. Esqui aquático, wakeboard e maratona aquática ficarão em Bujamas. Paracas será a casa da vela, enquanto Lunahuaná, da canoagem slalom. Haverá suporte do COB em todos os locais. Já em Punta Rocas, local de competição do surfe, o COB alugou uma casa para os atletas, onde haverá alimentação com culinária nacional preparada por uma chef brasileira.

Em Lima, o principal objetivo do COB é classificar o maior número de atletas e modalidades para Tóquio 2020. Ao todo, 22 modalidades esportivas garantirão vagas diretas para os Jogos Olímpicos ou contarão pontos para o ranking mundial, classificatório para Tóquio.

Handebol, hipismo adestramento, hipismo CCE, hipismo saltos, nado artístico, pentatlo moderno, polo aquático, saltos ornamentais, surfe, tênis, tiro com arco, tiro esportivo são as modalidades com classificação direta para Tóquio.

As demais são atletismo, basquete, hóquei – em que o Brasil não estará na disputa -, karatê (kata), karatê (kumitê), natação, levantamento de pesos, surfe, tênis e vela.

O maior evento esportivo do continente terá a participação de 6.680 atletas e 2.672 oficiais de 42 países, totalizando 9.352 pessoas na capital peruana, durante os 17 dias da competição, que se encerra no dia 11 de agosto. Serão mais de 400 provas de 38 esportes em cinco grandes complexos esportivos

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Brasil vence México no tie-break e está na final do vôlei no Pan-Americano de Santiago

A seleção brasileira feminina de vôlei está na final...

Carol Meligeni Alves vence mais uma e avança em Santiago 2023

A tenista brasileira Carol Meligeni Alves está classificada para...

Arthur Nory é prata no solo em Santiago 2023

O ginasta brasileiro Arthur Nory Mariano conquistou a medalha...

Laura Pigossi: “Os Jogos Olímpicos mudaram a minha vida”

Bronze nas duplas em Tóquio 2020 ao lado de...