Seleção brasileira estreia no pré-olímpico das Américas de basquete

Bahía Blanca, Argentina – Nesta quinta-feira (14), a seleção feminina de basquete estreia no torneio pré-olímpico das Américas. A partir das 18h30, horário de Brasília, as comandadas do técnico José Neto enfrentam a equipe dos Estados Unidos, em Bahía Blanca, na Argentina.

Além das americanas, o Brasil pega a Colômbia (sexta, às 18h30) e a Argentina (domingo, às 21h), pelo grupo B. Na outra chave, estão República Dominicana, Canadá, Cuba e Porto Rico. Apenas dois times de cada grupo avançam ao pré-olímpico mundial, em fevereiro, onde 16 seleções disputarão dez vagas olímpicas.

Érika Souza, pivô da seleção brasileira e membro do time campeão dos Jogos Pan-americanos em julho, disse estar confiante sobre a participação brasileira em Tóquio.

“Nós temos tudo para conseguir a classificação e chegar nos Jogos de Tóquio. Só depende da gente. Temos de entrar com determinação em todos os jogos e seguir fazendo o que temos feito. Tenho certeza que vamos conseguir esta vaga”, afirmou a jogadora, que pode disputar sua quarta Olimpíada.

Como os Estados Unidos já estão garantidos na Olimpíada, o Brasil precisa terminar o torneio à frente de Colômbia e Argentina para avançar. Esse qualificatório será dividido em quatro torneios com a participação de 16 seleções. E como o Japão também já está garantido na Olimpíada, serão efetivamente 14 países em busca de dez vagas.

Todos os detalhes sobre a qualificação feminina para as Olimpíadas de Tóquio estão disponíveis no site da Fiba, a Federação Internacional de Basquete.

Recentes