Depois de 28 anos, seleção feminina conquista o ouro no basquete em Pans

Data:

Sob o comando do recém chegado técnico José Neto, a seleção brasileira feminina de basquete conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos Lima 2019. Como se não bastasse, derrotou a equipe dos Estados Unidos na final, por 79 a 73 (39 a 38), no Coliseo Eduardo Dibós. Porto Rico ficou com a medalha de bronze ao vencer a Colômbia por 88 aa 55.

O Brasil não chegava ao lugar mais alto do pódio no basquete feminino desde o Pan de Havana 91. Mesmo em uma final, a equipe brasileira não chegava há 12 anos, desde os Jogos Rio 2007, quando o time então comandado por Janeth ficou com a prata ao perder para as norte-americanas. Agora, o Brasiil tem quatro ouros, quatro pratas e quatro bronzes.

- Advertisement -

A campanha da seleção brasileira foi incrível. Na primeira fase, venceu Canadá, Porto Rico e Paraguai. Na semifinal derrotou a Colômbia. Na partida final, contando com toda a torcida peruana que lotou o ginásio, a seleção iniciou o jogo com a formação original Rapha, Patty, Clarissa, Érika e Débora. Mostrando a mesma intensidade na defesa, o Brasil encerrou o primeiro tempo na frente, por 39 a 38.

Destaque do Brasil nos Jogos Pan-americanos, Clarissa foi a cestinha do Brasil no primeiro tempo com 8 pontos (12 no final), mas apenas com 38% de aproveitamento. A ala-pivô, porém, saiu com três faltas e não voltou logo no início do segundo tempo. A cestinha da partida foi Tainá, com 24 pontos e 67% de aproveitamento.

Essa foi apenas a quinta partida oficial do treinador José Neto à frente da seleção brasileira, as cinco nos Jogos Pan-americanos.

“O Pan é uma competição importantíssima, que fizemos questão de vir com o que temos de melhor. Queremos resgatar essa hegemonia que o basquete feminino brasileiro tinha e a história que nosso basquete tem. Pouco a pouco vamos evoluindo, mas essa competição é muito importante para termos essa primeira resposta”, disse o treinador.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Quem é Victor Wembanyama, astro da NBA que se envolveu em polêmica com Britney Spears e que quer disputar as Olimpíadas

O jovem de 19 anos disse que não há outro objetivo senão o ouro em Paris 2024

Seleção Brasileira de Basquete perde para Letônia, sai da Copa do Mundo e fica sem vaga olímpica

A Seleção Brasileira precisava vencer a Letônia neste domingo...

Com herói improvável, Warriors vencem os Mavericks na final do oeste

Kevon Looney comandou o garrafão com 21 pontos e 12 rebotes e foi um dos principais responsáveis pela virada que deu a vitória aos Warriors

NBA: onde assistir Golden State Warriors x Dallas Mavericks?

O segundo jogo da final da Conferência Oeste promete fortes emoções, a partir das 22h, no Chase Center, em São Francisco.