Jogadora de badminton chinesa alega que foi obrigada a perder semifinal de Sydney 2000

Data:

A ex-número um do mundo de badminton, Ye Zhaoying, afirmou que foi condenada a perder a semifinal feminina de simples contra a compatriota chinesa Gong Zhichao nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000.

Ye avançou para as quartas de final do torneio, enquanto Camilla Martin e Dai Yun, também da China, da Dinamarca, se enfrentariam na segunda semifinal.

- Advertisement -

Como Ye e Gong estavam jogando primeiro, as autoridades chinesas queriam a melhor chance de garantir a medalha de ouro e decidiram que este último provavelmente venceria Martin caso o dinamarquês chegasse à final.

Conforme relatado pela emissora dinamarquesa TV 2 Sport, o técnico da equipe chinesa Li Yongbo e o técnico de singles feminino Tang Xuehua disseram a Ye na noite anterior à partida que ela teve que perder de propósito.

“Você se sente muito impotente porque está sozinho contra todo o sistema”, disse Ye, em entrevista a Martin, da TV 2 Sport, que trabalha com o canal como apresentador, e Jacob Qvirin.

“As Olimpíadas são quase uma oportunidade única na vida como atleta, então é muito triste quando você tem que se permitir perder.

“Mas, como indivíduo, não posso fazer nada contra o sistema.”

Ela alega que a dupla lhe disse que ela não deveria ser muito óbvia na derrota e que ela não deveria cansar Gong levando-o para três jogos.

Ye recebeu um bônus de CNY 112.500 (£ 13.900 / $ 16.300 / € 16.400), o mesmo concedido a um campeão olímpico, por corrigir o resultado.

Ye perdeu por 11-8 e 11-8 na semifinal para Gong, que conquistou seu único título olímpico com uma vitória por 13-10 e 11-3 contra Martin, que a convenceu a se apresentar e revelar a história.

“O único pensamento era garantir o sucesso do país”, disse Ye à TV 2 Sport.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes