Ygor Coelho faz história e coloca o badminton brasileiro na final do Pan

Data:

Ygor Coelho escreveu mais uma vez seu nome na história do badminton ao vencer nesta quinta-feira, 1º, o canadense Jason Ho-Shue, por 2 a 1, na semifinal dos Jogos Pan-americanos de Lima. É a primeira vez de um brasileiro na disputa do ouro na modalidade. A final será realizada nesta sexta, 2, às 16h de Brasília e Ygor terá pela frente outro canadense: Brian Yang.

“Para mim, é um orgulho estar nessa final, de ter vindo da Chacrinha, de um projeto social do meu pai que lutou tanto para dar oportunidade para as crianças. Eu sou o fruto desse trabalho. Sei que estou fazendo história, mas tenho que continuar focado no que vim fazer aqui”, disse Ygor.

- Advertisement -

No primeiro set, o carioca de 22 anos perdia, mas se recuperou e empatou em 15. O brasileiro abriu vantagem e chegou a ter três set points, mas o canadense reagiu e virou para 22 a 20.

No segundo, Ho-Shue entrou com tudo e abriu 4 a 0. Ygor não se abateu e conseguiu virar para 6 a 4. O adversário empatou novamente e a partir daí o equilíbrio foi total. Ygor voltou a abrir vantagem. Quando estava 19 a 16 pro brasileiro, o canadense encostou. Ygor voltou a ter dois set points e deixou empatar. Desta vez, porém, ele encontrou forças para vencer por 22 a 20.

A vitória aumentou a confiança do brasileiro, que abriu larga vantagem. Com raça e intensidade, Ygor foi minando as forças do adversário. O final feliz para o jovem do Morro da Chacrinha foi em 21 a 8.

Além de Ygor, o próprio badminton do Brasil está fazendo história em Lima. Mesmo antes do fim da competição, a modalidade já garantiu cinco medalhas, ultrapassando o desempenho de três pódios em Toronto. Já estão garantidos dois bronzes, um nas duplas masculinas com os irmãos Francielton e Fabrício Farias e outro nas duplas femininas com Fabiana Silva e Tamires Santos.

Ainda nesta quinta, Jaqueline e Sâmia Lima enfrentam Jamie Hsu e Kuei Chen, dos Estados Unidos. E, fechando o dia, às 22h no horário de Brasília, Fabrício Farias e Jaqueline Lima tentam a classificação para a decisão das duplas mistas contra Joshua Hurlburt-Yu e Josephine Wu, do Canadá.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Jogadora de badminton chinesa alega que foi obrigada a perder semifinal de Sydney 2000

Ye Zhaoying afirmou que foi condenada a perder a semifinal feminina de simples contra a compatriota chinesa Gong Zhichao nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000.

De virada, Ygor Coelho é eliminado do Aberto da Holanda de badminton

Jogador brasileiro não consegue manter o embalo do primeiro set e perde para o búlgaro Daniel Nikolov, com parciais 20/22, 13/21 e 16/21

Ygor Coelho perde para antigo rival e está fora do Pan de badminton

Ele foi derrotado pelo canadense B.R. Sankeerth, por duplo 21/12, nas quartas de final.

Ygor Coelho bate freguês canadense e vai à semi em Lima

Ygor Coelho derrotou o canadense B. R. Sankeerth, por 2 a 0, em 40 minutos, e manteve retrospecto 100% positivo diante do rival