Melbourne (Austrália) – Único brasileiro na chave masculina de simples do Australian Open, Thiago Monteiro foi eliminado ainda na rodada de estreia pelo francês Constant Lestienne, 55º do ranking, por 6/3, 7/6(2) e 6/3. O número 1 do país e 77º do mundo fez sua quinta participação na chave principal em Melbourne, Australian Open com uma vitória na edição de 2021 do torneio.
Monteiro permanece em Melbourne para a disputa do torneio de duplas. O cearense de 28 anos joga ao lado do espanhol Pedro Martinez. Eles estreiam contra os sul-africanos Raven Klaasen e Lloyd Harris. Jogando duplas em Melbourne, Monteiro tem uma boa campanha até as oitavas há duas temporadas.
Algoz do cearense nesta segunda-feira, Lestienne está com 30 anos e vinha de uma boa campanha até a semifinal de Auckland. Isso fez com que o francês ganhasse dez posições no ranking e atingisse a melhor marca da carreira. Ele agora desafia o britânico Cameron Norrie, cabeça 11 do torneio, que venceu o convidado francês de Luca van Assche por 7/6 (7-3), 6/0 e 6/3.
A partida desta segunda-feira teve apenas duas quebras de saque, ambas conquistadas pelo francês. Ainda assim, o primeiro set teve oportunidades para os dois lados, foram quatro break-points para Lestienne e três para Monteiro, que não conseguiu aproveitar as chances de quebra. O francês logo abriu 3/1 e sustentou a vantagem até o fim.
Em um segundo set inteiramente sem quebras, Monteiro vinha confirmando seus games de serviço com maior facilidade, apesar de ter escapado de um 0-40 no 4/4. O cearense tentava fazer um jogo firme de fundo, e seu adversário tinha mais confiança para executar slices de backhand, enquanto cometia mais erros com a direita. Monteiro teve chances de quebra no oitavo game e um set-point quando já liderava por 6/5, mas Lestienne venceu um longo rali, confirmou o serviço e venceu a parcial no tiebreak.
Com dois sets a zero de vantagem, Lestienne fez um terceiro set muito seguro. O francês não enfrentou break-points e cedeu apenas seis pontos em seus games de serviço. Além disso, aproveitou a única chance de quebra que teve, fez 5/3 no placar, e definiu a partida em seu saque logo na sequência.
Como assistir ao Australian Open 2023?
Todos os quatro Grand Slams são amados, mas Melbourne marca o fim de um período de dois meses fora da temporada de tênis, então tem algo a mais.
O torneio de 2023 verá o início de uma nova era, pois será o primeiro importante desde as aposentadorias dos ícones Roger Federer e Serena Williams, e Novak Djokovic está de volta após seus problemas de deportação no ano passado.
Então, como você pode assistir ao Aberto da Austrália de 2023?