notícia e opinião sobre esporte

Australian Open se defende e diz que “prioridade é a saúde dos atletas”

Organização do primeiro Grand Slam do ano recebeu duras críticas por permitir que tenistas entrassem em quadra em condições climáticas desfavoráveis

Melbourne, Austrália – Depois de muitas reclamações, principalmente dos tenistas que estiveram em ação na última terça-feira (14), a direção do Australian Open veio à público para se defender. O diretor do torneio Craig Tiley defendeu sua decisão de começar o qualificatório na terça, quando Melbourne estava coberta de fumaça.

Na noite desta quinta (16), horário de Melbourne, ele explicou que os organizadores determinaram que os jogos só seriam interrompidos se a medida da qualidade do ar excedesse a marcação 200 microgramas por metro cúbico de ar. Tiley também falou que qualidade do ar estava abaixo do limite e que consultaram as autoridades competentes.

Contudo, o diretor admitiu que os jogadores não receberam informações detalhadas sobre as medidas nas quais o ar seria considerado seguro para jogar, já que os organizadores do torneio não queriam tornar uma questão complexa ainda mais confusa para os participantes.

Qualidade do ar prejudica tenistas e coloca em xeque organização do Australian Open
Entrada do Rod Laver Arena, local das disputas do AO, com a cidade envolta em fumaça. Foto: Graham Denholm / Getty Images

“Tomamos uma decisão desde o início de não passar por números porque era uma questão extremamente complexa. Sabíamos o que estávamos fazendo. Convidamos os jogadores a entrar a qualquer momento para conversar “, disse Tiley.

O principal responsável pelo Australian Open reforçou que as decisões foram tomadas com a consulta de especialistas e reforçou a preocupação do torneio com a qualidade do ar.

“Se alguém, a qualquer momento, não estiver se sentindo bem, temos uma equipe médica completa. Temos um especialista em respiração à disposição para lidar com qualquer um desses problemas”, finalizou.

A chave principal da competição começa na próxima segunda-feira (20) e vai até o dia 2 de fevereiro.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar usando este site, você concorda com a utilização de cookies. AceitarLeia mais