Melbourne, Austrália – A preocupação dos tenistas sobre a qualidade do ar em Melbourne durante a disputa do Australian Open foi amenizada pela organização do torneio, que garantiu adotar métodos de medição para evitar que os tenistas sejam expostos a um ambiente nada propício às atividades físicas. Contudo, não foi isso que aconteceu durante o primeiro dia do qualificatório.
Segundo reporta o Sydney Moning Herald, a eslovena Dalila Jakupovic teve um ataque de tosse em quadra e foi vista de joelhos recebendo atendimento médico no segundo set de sua partida contra a suíça Stefanie Vogele. No final, ela acabou não conseguindo terminar o jogo e precisou abandonar a disputa.
“Fiquei com muito medo de desmaiar, foi por isso que caí no chão, porque não conseguia mais andar. Não tenho asma e nunca tive problemas respiratórios. Na verdade, até gosto de calor”, falou Jakupovic, que havia vencido o primeiro set e estava a um ponto de forçar o tiebreak no segundo quando não aguentou e largou o jogo.
“Os pontos eram um pouco mais longos e eu não conseguia mais respirar e caí no chão. Não é justo que as autoridades peçam aos jogadores que entrem em quadra nessas condições. Não é saudável e fiquei surpreso com a decisão. Pensei que não jogaríamos hoje, mas não tínhamos muita escolha”, acrescentou.
Problemas também para o australiano Bernard Tomic e a canadense Eugenie Bouchard, que precisaram de intervalos médicos devido a dificuldades respiratórias durante suas partidas. O atleta da casa precisou de medicação inalatória durante o segundo set de sua derrota na para Denis Kudla.
“Parece que não está entrando ar. Estou ficando tão cansado… simplesmente não consigo respirar”, disse ele no momento do atendimento.

O diretor do torneio, Craig Tiley, insistiu que os jogadores não precisam se preocupar com a qualidade do ar na capital australiana.
“Reiteramos com os jogadores que estamos tomando uma decisão com base em conselhos de especialistas”, disse ele em entrevista coletiva.
“Não vamos prejudicá-los ou tomar qualquer decisão que possa impactar negativamente sua saúde e bem-estar.
A chave principal do Australian Open começa na próxima segunda-feira (20) e ocorre até o dia 2 de janeiro.