Na noite deste domingo (4), o brasileiro João Menezes derrotou o chileno Marcelo Tomas Barrios Vera, por 2 a 1, e conquistou a medalha de ouro na final do tênis nos Jogos Pan-americanos de Lima. Na véspera, o tenista de 22 anos garantiu vaga na Olimpíada de Tóquio, ao derrotar o argentino Facundo Bagnis na semi.
Embora a partida de hoje não tenha começado da melhor forma para o brasileiro, com o chileno controlando grande parte do primeiro set, ele reagiu a tempo de contornar a situação e fechar a primeira parcial em 7/5. Na volta, Menezes chegou a abrir 3/0 contra Tomas, que se recuperou em seguida e fechou a parcial em 3/6. Tudo igual! No set desempate, mais um começo favorável para o chileno, que voltou a dominar o brasileiro. Com a ajuda da torcida, Menezes foi atrás de cada game e, recuperando a confiança, conseguiu superar o chileno para fechar a partida em 6/4.
João Menezes é somente o sexto brasileiro campeão continental de simples. Antes dele, o último foi Flávio Sareta, no Pan do Rio de Janeiro, em 2007, que também derrotou um chileno na final.
Em sua campanha em busca do título mais importante de sua carreira, o mineiro venceu, entre outros, o cabeça de chave número um do torneio, o também chileno Nicolas Jarry, 55º do mundo, nas quartas de final.
Todos os detalhes da partida estão disponíveis no site oficial da competição.