Hugo Calderano disputa torneio com os melhores do mundo em Singapura

Data:

Singapura –  O mesatenista Hugo Calderano está na Singapura para a disputa do último compromisso oficial da temporada. Atual número seis do mundo, Calderano participa do T2 Diamond, competição que reúne os 15 primeiros do ranking mundial, além de um atleta escolhido pela organização.

O brasileiro estreia na próxima quinta-feira (21), no quarto jogo da série, por volta das 11h de Brasília. O confronto será contra o japonês Koki Niwa, 11º colocado, que foi derrotado por Calderano nas quartas de final do Aberto da Áustria, no último sábado.

- Advertisement -

“Não estávamos acostumados a participar de tantas competições. Havia mais tempo para treinar, não era tão corrido. Mas, com a mudança no ranking passamos a ter que jogar mais. […] É muito importante disputar todas essas competições”, disse o brasileiro, lembrando que as regras exigem presença em uma quantidade mínima de eventos internacionais.

As partidas do T2 Diamond são consecutivas, em sessões com quatro partidas e mesa única. O confronto se desenrola por 24 minutos. Em caso de empate em 10 a 10 no set, quem fizer o primeiro ponto vence. Se um atleta não conseguir fechar os quatro sets neste tempo, a disputa entra no T5 e os sets passam a ser vencidos por quem fizer cinco pontos primeiro.

Além de uma boa premiação em dinheiro (o campeão leva U$ 100 mil), a competição em Singapura distribui preciosos pontos no ranking mundial. Na primeira etapa da competição, disputada em julho, o campeão somou mil pontos. Hugo Calderano, que caiu ainda nas oitavas, faturou 400 pontos.

Jean-René Mounié, técnico do brasileiro, disse que o T2 Diamond “não fazia parte do planejamento inicial”, mas que “por causa dos pontos atribuídos ao ranking mundial, Hugo precisa participar”. Ele acrescentou que, “embora ele (Calderano) esteja há algum tempo sem treinar, ele vai dar o melhor dele na competição”.

A competição será transmitida ao vivo pelo site oficial do torneio e também pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). 

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Tênis de mesa nos Jogos Pan-Americano de 2023; veja programação completa

Os Jogos Pan-Americano de Santiago 2023 começam na próxima...

Hugo Calderano vence etapa de Muscat e conquista terceiro título mundial em 2023

Brasileiro precisou de virada para derrotar inglês

Brasileiro Hugo Calderano vence sul-coreano e conquista WTT de Doha, no Catar

O brasileiro Hugo Calderano conquistou o título do WTT (World Table Tennis) de Doha, no Catar. Neste sábado (21), o atleta venceu o sul-corenao Jang Woojin por 4 sets a 1. Com isso, o mesa-tenista está invicto no ano. São 10 jogos, dez vitórias e dois troféus. Hugo venceu o sul-coreano com parciais de 12/10, 11/13, 14/12 e 11/3 e 11/7. Com o título em Doha, Calderano deve voltar ao top 5 do ranking mundial. Na última semana, o brasileiro também ganhou a etapa de Durban, na África do Sul. Com a vitória, o mesa-tenista tornou- se o maior vencedor de WTT. Ao todo, o brasileiro tem quatro troféus, superando os chineses Wang Chuquin e Liang Jingkun, que têm três títulos cada. No ano passado, Hugo conquistou o WTT Star Contender Doha e em Tunes, na Tunísia. Em 2023 e 2017, o mesa-tenista garantiu outros dois títulos mundiais. Além disso, Calderano é bicampeão pan-americano.

Hugo Calderano puxa lista de convocados do tênis de mesa para Olimpíada

Seis brasileiros representarão o Brasil na competição. São eles: Hugo Calderano, Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi, Jessica Yamada, Vitor Ishiy e Caroline Kumahara