Hugo Calderano melhora resultado de 2018 e está na semi do Aberto da Áustria

Data:

Linz, Áustria – O brasileiro Hugo Calderano segue imbatível na última competição de nível platinum do Circuito Mundial de tênis de mesa. Neste sábado (16), o atual número 6 do mundo derrotou o japonês Koki Niwa, 11º colocado, por 4 a 2, parcais de 7/11, 11/9, 11/1, 14/12, 9/11 e 11/8.

Com este resultado, ele garante vaga na semifinal da competição, superando a campanha do ano passado, quando ficou nas quartas de final. O próximo desafio de Calderano será contra o chinês Zhao Zihao (41°), neste domingo, às 7h50 de Brasília. Se vencer, decide o título contra o campeão do encontro entre o alemão Timo Boll (8º) e o chinês Fan Zhendong (1º).

- Advertisement -

Embora tenha largado na frente, abrindo 3 a 0, Hugo viu o japonês reagir para virar em 9 a 3 e, em seguida, fechar em 11 a 7. Na volta, Calderano conseguiu encaixar seu jogo e emplacou a devolveu a derrota para deixar tudo igual (11/9).

Com uma atução praticamente perfeita e um adversário pouco inspirado, Hugo Calderano fez 11 a 1 no terceiro set. Na quarta parcial, Niwa voltou ao jogo, não se deu por vencido quando o brasileiro já tinha set point a seu favor e levou o confronto para o desempate, perdendo por 14 a 12.

No quinto set, Niwa mais uma vez começou bem. Com um jogo solto, ele abriu 6 a 0, e foi segurando a vantagem até fechar a parcial em 9/11. Três a dois em sets para o brasileiro.

Àquela altura, era questão de vida, para quem vencesse, ou morte, caso o japonês perdesse. A sexta parcial começou com um Calderano inspirando, explorando todo seu ataque e defesa. Ele abriu 10 a 4, perdeu alguns match-points, mas logo fechou em 11 a 8. Fim de jogo! Calderano classificado.

Após o duelo, Hugo contou que a vitória no quarto set foi fundamental para seu sucesso no jogo de hoje. “O quarto set foi muito importante para mim, pois abri 3 a 1. Era um jogo bem complicado, pois ele poderia mudar o confronto”, reconheceu após a partida.

O jogador também falou sobre o inédito confronto contra o chinês amanhã: “Estou muito ansioso para este confronto. O Zihao vem jogando bem ultimamente. Nunca joguei contra ele, mas acredito que será bem difícil”, projetou.

- Advertisement -
Gabriel Lima
Gabriel Lima
Gabriel Lima é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará. Já participou da cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, 2018. Na ocasião, esteve responsável pelas notícias e atualizações da ginástica artística.

Compartilhe

Recentes

Leia também
Relacionados

Tênis de mesa nos Jogos Pan-Americano de 2023; veja programação completa

Os Jogos Pan-Americano de Santiago 2023 começam na próxima...

Hugo Calderano vence etapa de Muscat e conquista terceiro título mundial em 2023

Brasileiro precisou de virada para derrotar inglês

Brasileiro Hugo Calderano vence sul-coreano e conquista WTT de Doha, no Catar

O brasileiro Hugo Calderano conquistou o título do WTT (World Table Tennis) de Doha, no Catar. Neste sábado (21), o atleta venceu o sul-corenao Jang Woojin por 4 sets a 1. Com isso, o mesa-tenista está invicto no ano. São 10 jogos, dez vitórias e dois troféus. Hugo venceu o sul-coreano com parciais de 12/10, 11/13, 14/12 e 11/3 e 11/7. Com o título em Doha, Calderano deve voltar ao top 5 do ranking mundial. Na última semana, o brasileiro também ganhou a etapa de Durban, na África do Sul. Com a vitória, o mesa-tenista tornou- se o maior vencedor de WTT. Ao todo, o brasileiro tem quatro troféus, superando os chineses Wang Chuquin e Liang Jingkun, que têm três títulos cada. No ano passado, Hugo conquistou o WTT Star Contender Doha e em Tunes, na Tunísia. Em 2023 e 2017, o mesa-tenista garantiu outros dois títulos mundiais. Além disso, Calderano é bicampeão pan-americano.

Hugo Calderano puxa lista de convocados do tênis de mesa para Olimpíada

Seis brasileiros representarão o Brasil na competição. São eles: Hugo Calderano, Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi, Jessica Yamada, Vitor Ishiy e Caroline Kumahara